Cotidiano

STJ suspende ações contra José Roberto Arruda

RIO – O Superior Tribunal de Justiça suspendeu o processo contra o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, informou a edição deste sábado do ?Jornal Nacional?. José Roberto Arruda chegou a ser preso há seis anos, mas agora espera em liberdade o julgamento do processo em que foi flagrado recebendo propina.

O ex-governador do Distrito é réu em dez ações penais abertas em decorrência da Operação Caixa de Pandora. O escândalo que estourou em 2009.

De acordo com os investigadores, o esquema funcionou a partir da cobrança de propina de empresas de informática contratadas pelo governo do Distrito Federal.

O intermediário era Durval Barbosa, que ocupava um cargo no governo. Ele gravou áudios e vídeos das negociações. Num deles Durval aparece distribuindo dinheiro para políticos, entre eles, José Roberto Arruda, na época governador e filiado ao DEM.

Arruda foi preso em 2010, e solto dois meses depois. Ele teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no mesmo ano. Arruda foi condenado em primeira instância e agora o julgamento está no Superior Tribunal de Justiça.

Desde a última sexta-feira, porém, o processo está suspenso pelo STJ. O ministro Reynaldo Soares da Fonseca atendeu a um pedido da defesa do ex-governador. Os advogados alegam que as conversas gravadas por Barbosa em 2009 foram editadas para prejudicar o ex-governador e pedem perícia no equipamento.

O promotor responsável disse que Arruda tenta apenas atrasar o processo.

? Essa é mais uma manobra protelatória da defesa do réu José Roberto Arruda. Já foram realizadas duas perícias e as duas pericias realizadas pelo Instituto Nacional de Criminalística afastou qualquer hipótese de edição da escuta ambiental realizada com autorização do Superior Tribunal de Justiça?disse Clayton Camargo ao ?Jornal Nacional?.

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca decidiu levar a decisão para o plenário da 5ª Turma do tribunal. Um dos ministros pediu mais prazo para analisar o caso. Enquanto isso, as ações que se referem a Arruda ficam suspensas, sem data para o interrogatório dele e dos outros réus.