Cotidiano

STF recebe novo inquérito contra Romero Jucá na Zelotes

BRASÍLIA ? Chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira um inquérito para investigar indícios encontrados contra o senador Romero Jucá (PMDB-RR) na Operação Zelotes. O inquérito começou a tramitar na Justiça Federal de Brasília e foi remetido ao tribunal, devido à regra do foro especial. O caso tramita em segredo de justiça e está sob a relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, que deverá decidir nos próximos dias se o tribunal dará segmento ou não às apurações. Fora esse caso, Jucá responde a outros inquéritos no STF, sendo que três deles referem-se à Operação Lava-Jato.

Além de Jucá, também são alvo do inquérito os deputados Alfredo Kaefer (PSL-PR) e Jorge Côrte Real (PTB-PE). Relatório recente da Polícia Federal aponta que Jucá alterou uma medida provisória de 2013 para favorecer o Grupo Gerdau. O texto, do qual Jucá era relator, fixava mudanças nas regras de tributação de lucros de empresas no exterior. Os outros dois deputados teriam sido autores de emendas beneficiando a empresa.

Também chegou nesta quarta-feira ao STF um inquérito que apura se o deputado José Pimentel (PT-CE) cometeu prevaricação e corrupção passiva. A investigação está sob sigilo e também já estava aberta na Justiça Federal de Brasília, mas foi transferida para o tribunal. Lewandowski é o relator e vai definir se as investigações terão continuidade.