Cotidiano

STF nega recurso de Marcelo Odebrecht contra prisão

2016 926512073-2016 905570345-2016 897916262-locale-globo-6oyvkp89uewgha7npt.jpgBRASÍLIA ? A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta terça-feira os embargos de declaração propostos pela defesa do empreiteiro Marcelo Odebrecht contra a decisão do próprio colegiado que manteve o empresário preso, no início do ano. A decisão foi unânime.

Corrupção

Em abril, o STF havia negado habeas corpus apresentado pelos advogados de Odebrecht contra a prisão decretada pelo juiz Sérgio Moro em 2015. Os advogados recorreram dessa decisão e, agora, os recursos foram negados.

Odebrecht, executivos e ex-executivos da empresa estão em negociação de acordo de delação premiada com procuradores da Lava-Jato. Por isso, a defesa do empreiteiro chegou a pedir ao ministro Teori Zavascki, relator da operação no Supremo, para suspender por dois meses o julgamento dos recursos. O pedido também havia sido negado pelo STF.

Em março, Odebrecht foi condenado pelo juiz Sergio Moro a 19 anos e quatro meses de prisão, por crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa. O acordo de delação premiada do executivo com o Ministério Público deve ser assinado nos próximos dias.