Cotidiano

STF mantém André Vargas e executivos da Queiroz Galvão presos

BRASÍLIA ? A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta terça-feira habeas corpus a três investigados na Operação Lava-Jato. O ex-deputado André Vargas e dois executivos da Queiroz Galvão, Idelfonso Colares e Othon Zanoide, permanecerão presos por tempo indeterminado. O relator dos processos, ministro Teori Zavascki, já tinha negado liminar aos três. Os advogados recorreram e, por unanimidade, o colegiado manteve a decisão.

A defesa de André Vargas pediu a libertação do ex-parlamentar, que está preso desde abril do ano passado. Teori alegou um impedimento formal para recusar o pedido do investigado. Isso porque os advogados já apresentaram habeas corpus a instâncias inferiores do Judiciário, mas os casos ainda não foram examinados. Uma regra do STF impede o tribunal de analisar pedidos nessa situação.

Idelfonso Colares chegou a ser preso e, em agosto, foi transferido para a prisão domiciliar para ser submetido a tratamento médico. A defesa pediu ao STF que mantivesse o investigado na domiciliar, mas a Segunda Turma negou. Othon Zanoide está preso e continuará na mesma situação por tempo indeterminado. As votações foram rápidas, com os ministros concordando em manter a decisão de Teori, pelo mesmo argumento técnico.