Cotidiano

STF homologa delação de filho de Sérgio Machado

BRASÍLIA — Expedito Machado Neto, filho do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, fechou acordo de delação premiada após ser identificado pela Operação Lava-Jato como operador financeiro do esquema relacionado à cúpula do PMDB do Senado. A delação foi homologada pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), junto com a do pai. As informações foram publicadas pela revista “Época” e pelo G1.

Aliado do presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), Sérgio Machado foi presidente da Transpetro entre 2003 e 2014, quando se licenciou até pedir demissão em 2015. Nos últimos dias, conversas suas com integrantes do PMDB foram divulgadas e provocaram a exoneração de dois ministros do governo interino de Michel Temer. Romero Jucá (PMDB-RR) deixou o ministério do Planejamento, e Fabiano Silveira pediu demissão do ministério da Transparência, Fiscalização e Controle. Renan Calheiros e o ex-presidente da República, José Sarney (PMDB-AP), também foram gravados por Sérgio Machado.

De acordo com “Época”, Expedito controla um fundo de investimento em Londres, onde mora. Ele apresentou aos procuradores informações sobre o caminho do dinheiro desviado de obras e serviços da Transpetro. Pelo acordo, ficou estabelecido que pai e filho devolverão recursos financeiros provenientes de corrupção investidos no fundo de investimentos. O montante ainda não foi estabelecido. O rastreio do dinheiro movimentado por Expedito teria convencido Sérgio Machado a colaborar com a Lava-Jato. Segundo “Época”, o filho do ex-presidente da Transpetro tinha como responsabilidade controlar o dinheiro de integrantes do PMDB. Ele seria “o grande laranja” de senadores.