Cotidiano

Startup Wekeend: Evento com apoio do Google agita a região

De hoje a domingo, acontece em Cascavel o Startup Weekend, que envolverá pessoas de várias cidades em uma maratona de trabalho de 54 horas com foco em tecnologia. Um dos apoiadores da ação é o Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

O evento começará às 18h desta sexta e seguirá até às 22h de domingo. Ele ocorrerá na associação comercial em um espaço que no futuro abrigará o Acic Labs, uma aceleradora de alta tecnologia. O Startup Wekeend é destinado a designers, desenvolvedores, profissionais de marketing/publicidade, investidores e empreendedores.

Durante o evento, os inscritos apresentam suas propostas, que podem ser apenas uma ideia no papel (ou na cabeça) e as melhores serão escolhidas em uma votação entre os próprios participantes. Então formam-se grupos para validar se o mercado se interessa pela ideia que, a partir dos resultados, partem para o desenvolvimento de um protótipo – pode ser um aplicativo por exemplo -, tudo com a ajuda de mentores (profissionais com formações e experiências em diversas áreas de conhecimento). No domingo, os times apresentam os resultados (hora do pitch) e os vencedores são escolhidos por uma banca de jurados.

Os projetos vencedores ganham prêmios como consultorias, planos em coworking, hospedagem gratuita na web, desenvolvimento de MVP (versão mínima do produto – app, plataforma web, site – para lançamento no mercado), livros, e-books e duas vagas na missão técnica do Sebrae para o Encontro Estadual Startups, em Curitiba, com todas as despesas pagas.

Realizado em mais de 150 países, o Startup Weekend já colaborou para a criação de mais de oito mil startups, incluindo o famoso Easy Taxi. O aplicativo nasceu em junho de 2011, durante o Startup Weekend Rio, e se tornou pioneiro no serviço de chamada de táxi na América Latina.

O Startup Weekend é a chance de boas ideias serem aplicadas de forma ágil e sem grandes investimentos financeiros. “Grandes negócios surgem de soluções para os problemas do dia a dia. Assim, muitas pessoas têm boas ideias, mas não sabem como colocá-las em prática”, destaca o consultor do Sebrae/PR, Osvaldo Cesar Brotto, gestor do programa de Startups Regional Oeste. Mais informações pelo telefone 9 9147-9137.