Cotidiano

Start-up oferece emprego com férias ilimitadas e horário flexível

rocketwerkzteam_medium2626261_950x700--upscale.jpg

RIO ? Uma start-up neozelandesa está em busca de funcionários oferecendo férias pagas ilimitadas, ações sobre o lucro da companhia e horário flexível. De acordo com Dean Hall, fundador da produtora de games Rocketwerkz, essa modelo faz com que os funcionários foquem no trabalho sem se preocuparem com problemas na vida particular.

? A primeira vez que ouvi sobre a ideia de férias pagas ilimitadas em lugares como o Vale do Silício era sobre os problemas que elas causavam ? disse Hall, conhecido por liderar a equipe de design do game ?DayZ? e ex-militar da Força Aérea da Nova Zelândia, em entrevista ao ?Guardian?. ? Então, a nossa equipe segue os padrões da Nova Zelândia, de quatro semanas anuais, mas também podem tirar férias adicionais ilimitadas. Meu tempo nas forças armadas influenciaram as minhas ideias sobre o assunto, porque as pessoas são os ativos mais importantes.

A Rocketwerkz está instalada na pequena cidade universitária de Dunedin, na costa leste ao sul da ilha. Além das vantagens, a companhia preza pela horizontalidade: o salário de Hall é limitado a 10% acima do funcionário mais bem pago. A start-up busca talentos de todo o mundo, e Hall recebeu 300 candidaturas desde que um jornal local escreveu na semana passada sobre as regras pouco usuais do escritório.

No ano passado, a Rocketwerkz chamou a atenção da mídia por permitir que gatos de estimação fossem levados ao escritório, numa forma de combater o estresse. As tardes das sextas-feiras são normalmente reservadas para a prática de esportes e jogos.

Atualmente, a empresa tem 40 empregados, mas Hall projeta que a equipe vai crescer para cem funcionários até o fim do ano, numa ambição de tornar a nascente indústria de games da Nova Zelândia tão grande como a do cinema. O executivo reconhece que a cultura implantada por ele parece incentivar o descumprimento de prazos e faltas, mas ele garante que o resultado é o contrário. Nesse formato, os funcionários têm a autonomia necessária para gerenciar suas vidas pessoais, seja para uma consulta médica ou o luto pela tristeza após o término de um relacionamento.

? Dando à nossa equipe tempo ilimitado para resolverem questões em suas casas e em suas vidas pessoais, significa que quando eles voltam ao trabalho suas mentes estão livres e eles estão prontos para focar ? disse Hall. ? E tendo a liberdade para lidarem com os problemas da vida, que, francamente, podem ser complicadas, eles começam a associar o trabalho como um lugar agradável para ficar, onde eles dão a melhor performance e têm a liberdade para serem completamente criativos.

E essa parece ser a percepção dos funcionários. A britânica Emily Lampitt, que atua como artista 3D na Rocketwerkz há um ano e meio, afirma que a cultura de trabalho flexível foi o principal fator que a fez mudar para um recanto na Nova Zelândia, já que permite que ela visite a família constantemente.

? A flexibilidade daqui faz me sentir muito mais relaxada, e realmente tornou a minha vida mais fácil ? contou Emily. ? O estresse que eu sentia num ambiente de trabalho hierárquico tradicional se foi, então quando eu estou no trabalho é porque eu quero estar, não porque eu tenho medo do chefe ou olhando o relógio.