Cotidiano

Starbucks deve ultrapassar McDonald?s, prevê analista

306544353_1-13.jpg

RIO – A rede de cafés Starbucks deve ultrapassar o McDonald?s como a rede de restaurantes de maior valor de mercado do mundo e deve alcançar 50 mil unidades, mais que qualquer outra empresa. A previsão é do analista do Nomura Mark Kalinowski, que apontou a ação como a maior aposta no segmento de restaurantes em 2017, em relatório publicado nesta terça-feira.

Sua estimativa é de um crescimento de 8,4% no número de unidades este ano e de aumento de mais de 5% no volume de vendas, na comparação que considera apenas as lojas já existentes no ano anterior. Na sua avaliação, há mais espaço para crescimento na indústria de bebidas ? e menos competição ?, o que dá vantagem à Starbucks frente ao McDonald?s e rivais como Subway. Ao mesmo tempo, vê potencial na marca de luxo Reserve, que pode gerar US$ 3 bilhões em vendas, auxiliada por bebidas mais caras.

?É apenas uma questão de tempo antes que Starbucks ultrapasse McDonald?s como a maior rede de restaurantes em valor de mercado, apesar de provavelmente não em 2017?, afirmou no documento Mark Kalinowski, um renomado analista do setor.

A ação da Starbucks vem de um ano fraco em 2016. O valor caiu 7,5% no último ano, puxado por preocupações com o crescimento lento. O diretor-executivo, Howard Schultz, também anunciou plano de deixar a empresa, o que abriu espaço para especulações.

A indústria de alimentos como um todo não deve ter um 2017 brilhante, segundo estimativas da empresa de pesquisas NPD. A expectativa é que os restaurantes dos Estados Unidos tenham ?pouco ou nenhum crescimento no tráfego?.

A meta da Starbucks é de alcançar 37 mil unidades até 2021, forte crescimento frente à rede de 25 mil restaurantes hoje. Para Kalinowski, no entanto, há potencial para uma operação muito maior:

?Para além de 2021, não ficaremos surpresos se a Starbucks passar das 50 mil unidades?, aponta o analista.

Com isso, a Starbucks ultrapassaria a rede do Subway, que atualmente lidera em número de unidades.