Cotidiano

'Stairway to heaven': jurados entram no segundo dia de deliberações sobre acusação de plágio

download (1).jpgLOS ANGELES ? O júri responsável por julgar o processo de violação de direitos autorais em “Stairway to heaven”, hit do Led Zeppelin, terá nesta quinta-feira mais um dia de deliberações sobre o caso. O julgamento põe em causa a originalidade criativa de uma das músicas mais vendidas da história do rock mundial.

O processo foi aberto em 2014 por Michael Skidmore, administrador da herança do guitarrista e compositor Randy Wolfe, da banda Spirit. Ele acusa o Led Zeppelin de copiar o riff de abertura de “Stairway to heaven” de “Taurus”, canção instrumental lançada pela Spirit em 1967.

O julgamento teve início no dia 14 de junho. Tanto Robert Plant quanto Jimmy Page, vocalista e guitarrista do Led Zeppelin, respectivamente, testemunharam que não eram familiarizados com a música da Spirit até as comparações começarem na internet.

Na fase de argumentos finais, na quarta-feira, Francis Malofiy, advogado de Skidmore, afirmou que a Wolfe, morto em 1997, é devido o crédito de composição e que os herdeiros do músico deveriam receber milhões de dólares em danos.

Já o advogado de defesa, Peter Anderson, disse aos jurados que o riff em questão, uma escala cromática descendente que perde a nota “E”, estava em domínio público e já tinha sido amplamente utilizada.

Skidmore só pode exigir uma indenização baseada nos ganhos provenientes de “Stairway to heaven” de 2011 para cá, de acordo com um estatuto de limitações da lei americana de direitos autorais.

O juiz Gary Klausner decidiu que os jurados devem avaliar o caso com base nas partituras das duas músicas, e não podem ouvir a gravação de “Taurus”, da Spirit. Conversando com repórteres após a audiência de quarta-feira, Malofiy admitiu que a decisão pode ser um obstáculo para a acusação.