Cotidiano

Spotify chega a 100 milhões de usuários, mas ainda não dá lucros

RIO – O serviço de streaming de músicas Spotify anunciou na segunda-feira que sua base de usuários alcançou os 100 milhões de ouvintes mensais, ante 75 milhões um ano antes. No entanto, a maioria ainda opta pela versão gratuita, com inserção de comerciais. Fundado em 2006, o Spotify ainda não conseguiu registrar lucros, enquanto continua investindo em crescimento, o que tem levado analistas a questionar a viabilidade de longo prazo do modelo de negócios usado.

Apesar o rápido crescimento de usuários no ano passado, o Spotify registrou perda operacional de ? 173,1 milhões, maior do que os ? 162,3 milhões registrados em 2014. Ainda assim, os novos números mostram que a companhia sueca continua líder no mercado, com 30 milhões de assinantes.

Já o concorrente francês Deezer alega que abriga 6 milhões de usuários pagos e 15 milhões de ouvintes mensais. O serviço oferece cerca de 40 milhões de músicas contra as 30 milhões do Spotify. O Apple Music, lançado em junho do ano passado, já tem ultrapassou um milhão de assinantes e não oferece versão gratuita.

No último ano, a Amazon também entrou para o mercado de mídia via streaming com a ciração do Amazon Prime Music, que oferece entregas de serviços e vídeos sob demanda.