Esportes

Speed Car define pilotos para a Cascavel de Ouro

O time terá quatro carros na pista, todos do modelo VW Gol

Cascavel – A Speed Car, chefiada pelo ex-piloto Cláudio Deitos, é a primeira equipe a definir todos os pilotos com os quais irá participar da 30ª edição da Cascavel de Ouro, corrida de longa duração mais tradicional do automobilismo paranaense e que vai confrontar duplas e trios de vários estados brasileiros no dia 23 de outubro. O time terá quatro carros na pista, todos do modelo VW Gol.

A lista de oito inscritos pela Speed Car tem os cinco que representam a equipe no Campeonato Metropolitano de Marcas & Pilotos de Cascavel: Edson Massaro, seu filho Lorenzo Massaro, Cleves Formentão, Marcelo Beux e João Paulo Gelain. Os convidados que complementam as quatro duplas são os pilotos Djalma Fogaça e Gastão Weigert e o locutor de automobilismo Luc Monteiro, que neste ano tem feito participações esporádicas como piloto.

A maior novidade da equipe é a chegada de Fogaça, um dos maiores colecionadores de títulos do automobilismo brasileiro. Paulista de Sorocaba, o piloto de 53 anos fez a maior parte de sua carreira na Fórmula Truck, onde é piloto e chefe de equipe desde 1997. “Queríamos um piloto de uma categoria nacional na equipe para esta prova, que também é festiva. O Luc nos apresentou a possibilidade de correr com o Djalma e concordamos”, disse Massaro.

Fogaça está vibrando com a nova experiência. “Disputei muitas corridas ao longo da vida, mas é a primeira vez que vou correr a Cascavel de Ouro, que é tão tradicional. Ando em uma fase da vida e da carreira que o resultado final pouco importa. O que vale de fato é me doar 100% ao que sei fazer, que é guiar um carro de corrida. Para mim, o convite do Luc para disputar a corrida é motivo de grande honra”, afirmou.

Com mais de 30 anos de experiência no automobilismo, Fogaça minimiza a inexperiência de seu companheiro de equipe como piloto. “O Luc tem o desejo de evoluir nessa nova empreitada de ser piloto. Ele pode até falar que não, que está nisso por brincadeira, mas é legal trabalhar e ensinar alguém a evoluir. Isso me satisfaz. E corrida é corrida. Numa dessas a gente belisca um pódio”.

Edson Massaro, que lidera em dupla com Cleves Formentão a tabela de classificação da classe B no Metropolitano, decidiu pela formação das duplas da equipe com antecedência. “Temos carros para vencer a Cascavel de Ouro, todos com construção e condição idênticas. Fechamos nosso time antes visando agendar treinos preparatórios específicos para esta corrida. A ideia é minimizar ao máximo o risco de erro”, explicou.

A dupla do Metropolitano de Marcas será desfeita para a Cascavel de Ouro. Edson Massaro vai correr com Gastão Weigert, que já contabiliza várias participações na Cascavel de Ouro. “Já obtive vários segundos lugares na época em que corriam carros de várias categorias juntos, e nunca consegui a vitória. O objetivo desta vez, como de todos os demais, é ganhar”, disse o veterano piloto, que corre desde 1969.

Cleves Formentão, também líder do campeonato, reeditará na Cascavel de Ouro a dupla com Lorenzo Massaro. “No ano passado estávamos em quinto e havia uma chance real de terminarmos a corrida em terceiro, quando tivemos de abandonar depois de um incêndio no carro”, lembrou Formentão. Marcelo Beux e João Gelain manterão a dupla das duas últimas edições, em que ficaram em 13º e em 12º, respectivamente. “Agora estamos prontos para o pódio”, garantiu Beux.