Cotidiano

SpaceX vai levar dois turistas para viagem ao redor da Lua no ano que vem

SpaceX Moonshot

RIO ? A SpaceX anunciou nesta segunda-feira que levará dois turistas espaciais para uma viagem ao redor da Lua no ano que vem. A companhia afirma ter sido procurada por duas pessoas, que não tiveram a identidade divulgada e já fizeram o pagamento para a missão. Os testes físicos e de saúde serão realizados ainda este ano, assim como o treinamento inicial.

?Como os astronautas da Apollo antes deles, esses indivíduos vão viajar ao espaço levando as esperanças e sonhos de toda a Humanidade, guiados pelo espírito humano universal de exploração?, diz a SpaceX, em comunicado.

Os turistas serão lançados do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, da plataforma 39A, a mesma usada pelo programa Apollo para missões lunares. A viagem inclui a circunavegação da Lua e o retorno para a Terra.

?Representa uma oportunidade para os humanos retornarem ao espaço profundo pela primeira vez em 45 anos?, ressalta a SpaceX.

Segundo a companhia, outras pessoas já demostraram forte interesse pelo turismo espacial. Informações adicionais sobre a missão, como a equipe de voo e confirmação sobre os exames médicos, serão divulgadas posteriormente.

Mas os planos ainda dependem de testes que serão realizados com o foguete Falcon Heavy e a cápsula Crew Dragon. O Falcon Heavy tem seu primeiro voo programado para o próximo verão no Hemisfério Norte, entre junho e setembro. A Crew Dragon também fará seu primeiro voo este ano, numa missão não tripulada para a Estação Espacial Internacional.

?Uma missão subsequente, com tripulação, está programada para o segundo trimestre de 2018?, afirma a companhia. ?Fazendo voos privados, o que a Nasa encoraja, custos de longo prazo para o governo serão reduzidos e maior confiabilidade de voo será adquirida?.

Atualmente, a SpaceX possui contrato para realizar quatro missões para a Estação Espacial Internacional por ano, sendo três para o transporte de carga e uma para levar tripulação. A viagem com os turistas só será realizada após a entrada em operação da Crew Dragon.