Cotidiano

S&P: pagamento de impostos da Apple pode ajudar Irlanda a reduzir dívida

FILES-US-IT-HACK-APPLELONDRES e DUBLIN – A decisão da Comissão Europeia de que a Apple deve pagar ? 13 bilhões em impostos retroativos à Irlanda poderia ajudar o país a reduzir sua dívida significativamente, mas pode também pode minar o governo, disse a agência de classificação de risco Standard & Poor?s à Reuters nesta quarta-feira.

Embora a empresa e Dublin tenham dito que vão contestar a decisão, economistas têm tentado calcular o possível impacto do pagamento nas finanças da Irlanda.

? Há muitas incertezas adiante, mas, se nós supormos que o dinheiro vai, de fato, ser pago, a soma de ? 13 bilhões não é insignificante para uma economia do tamanho da Irlanda ? destacou Moritz Kraemer, diretor executivo de rating soberano da agência para Europa.

Este montante representa mais do que 5% do Produto Interno Bruto (PIB) da Irlanda. Se for pago, esse total permitirá ao país reduzir suas dívidas ? que hoje estão em cerca de 94% do PIB, segundo dados da Reuters ? para algo na casa dos 80% do PIB, caso o governo use os ? 13 bilhões apenas para este fim, explicou Kraemer.

A Moody?s adotou um tom similar ao da Standard & Poor?s, alegando que também ficaria de olho em um possível incremento nas finanças irlandesas e no impacto no regime de impostos corporativos, assim que os apelos forem feitos, e o cenário ficar mais claro.

REUNIÃO NA SEXTA-FEIRA

Na avaliação do executivo, contudo, a decisão pode desestabilizar o governo e sua habilidade de formular e implementar políticas ? um importante fator levado em conta pela agência de classificação de risco:

? Se o governo escolher não aceitar os ? 13 bilhões em um momento no qual afirmou que o dinheiro não está lá para outros gastos necessários, isso pode miná-lo aos olhos do público e enfraquecer sua posição.

Kraemer acrescentou que o modelo de negócios da Irlanda é que pode estar sendo posto em um teste legal.

O gabinete da Irlanda não conseguiu chegar a um consenso, nesta quarta-feira, sobre se vai recorrer ou não da decisão da Comissão Europeia de obrigar a Apple a pagar os ? 13 bilhões, gerando questionamentos sobre o apelo e sobre a estabilidade do governo.

O ministro das Finanças, Michael Noonan. insistiu que Dublin deve recorrer de qualquer de decisão desde que a UE iniciou a investigação, em 2014. Mas, depois de quatro horas de discussão, o gabinete decidiu adiar o debate até sexta-feira, quando o governo disse que a decisão será tomada.

O país tem até dois meses para recorrer da determinação da Comissão Europeia.