Cotidiano

S&P faz novo alerta sobre rebaixamento de emergentes

S&P.jpg

LONDRES – Os mercados emergentes devem sofrer mais rebaixamentos de seus ratings soberanos do que elevações no próximo ano ou dois, alertou a agência de classificação de risco Standard and Poor?s (S&P) nesta segunda-feira.

Novo relatório do responsável por ratings soberanos da S&P, Moritz Kraemer, apontou que um recorde de nove das 20 principais economias em desenvolvimento tiveram perspectiva negativa para seus ratings, o que significa que estão efetivamente em alerta de rebaixamento.

? Esse é nosso viés negativo mais pesado para mercados emergentes e o motivo pelo qual esperamos que os rebaixamentos superem os upgrades no próximo ano ou dois ? disse Kraemer.

Os riscos de curto prazo incluem não apenas uma alta gradual dos juros nos Estados Unidos, o que pode levar investidores de volta a mercados desenvolvidos, crescimento mais lento na China e queda do comércio mundial, mas também políticas mais populistas e potencial para conflitos geopolíticos.

? É por isso que nossa visão da qualidade de crédito dos mercados emergentes é menos positiva do que a visão do mercado ? disse Kraemer.