Cotidiano

Souza condena corte de verbas às universidades

O parlamentar disse acreditar que na situação atual do País é preciso formar cidadãos

Brasília – Preocupado com a perspectiva de redução dos recursos do Ministério da Educação para 2017, o deputado federal paranaense Sérgio Souza afirmou ontem a importância da educação como pilar para o País para preparar as próximas gerações. No seu entender, o ensino de qualidade é um direito e também caminho para combater a pobreza e fazer a economia crescer.

O parlamentar disse acreditar que na situação atual do País é preciso formar cidadãos e avaliar se os investimentos que são feitos na educação são suficientes. “Temos que observar a importância da politização da sociedade brasileira e a importância da educação por trás disso”, afirmou. Souza se posicionou contra a ideia do atual governo de reduzir em 20% no orçamento das universidades federais, levada a ele por um reitor. “Isso vai se replicar para os demais órgãos da educação no Brasil’, alertou.

Responsável pela relatoria setorial da educação na PLOA 2017, ele fez um apelo aos colegas deputados. “Vamos todos fazer uma ação junto ao governo para que cortemos de outras áreas, mas não da educação. A educação é o pilar deste País, a educação é o pilar da sociedade. Nós não podemos perder um tostão sequer”, argumentou.