Cotidiano

?Sou capaz de tirar a prefeitura do Crivella?, diz Indio

RIO ? O candidato a prefeito Indio da Costa (PSD), que vinha apostando nas críticas à gestão de Eduardo Paes desde o início da campanha, disparou nesta sexta-feira contra Marcelo Crivella (PRB), quem lidera as intenções de voto, de acordo com levantamentos do Ibope e do Datafolha. Durante uma visita a Botafogo, na Zona Sul do Rio, Indio afirmou que é capaz de tirar de Crivella a prefeitura em um eventual segundo turno.

? Sou capaz de tirar a prefeitura do Crivella. Você que está votando em branco ou nulo, alguém está escolhendo por você. E provavalemente é um fiel da Igreja Universal ? disse, citando uma suposta influência do bispo Edir Macedo e do ex-governador do Rio Anthony Garotinho sobre o candidato do PRB.

O GLOBO procurou a assessoria de imprensa de Crivella para comentar a declaração de Indio da Costa, mas ainda não obteve resposta.

Para conquistar votos e melhorar seu desempenho nas próximas pesquisas de intenção de voto, o deputado federal tem apostado, no início da campanha, na divulgação da própria biografia e também nos ataques aos adversários, especialmente Pedro Paulo (PMDB), candidato apoiado pelo prefeito Eduardo Paes, a quem acusa de cometer ?estelionato eleitoral? durante a campanha. A partir desta sexta-feira, suas propostas de governo devem ganhar mais destaque no horário eleitoral e nas inserções na TV.

Em meio a escândalos de corrupção e ao desânimo dos eleitores com a política tradicional, Indio costuma se apresentar no rádio, TV e na internet como o relator da Lei da Ficha Limpa e evocar a apresentação na Câmara de projetos de lei com as medidas anticorrupção defendidas pelo Ministério Público Federal.

? Alguém vai ser eleito prefeito e nenhum candidato tem a história que eu tenho. Falo com o eleitor que está incomodado ? ressalta.

De acordo com levantamento do Datafolha, divulgado no dia 26 de agosto, Indio tem 4% das intenções de voto e taxa de rejeição de 17%, enquanto Crivella aparece na primeira posição com 28% dos votos, seguido por Marcelo Freixo (PSOL), com 11%, Flavio Bolsonaro, com 9%, e a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), com 7%. O candidato do PSD é conhecido por 63% dos entrevistados, a quarta pior taxa entre os concorrentes ao posto.