Policial

Soterramento: Polícia tenta entender o que houve

A Polícia Civil de Cascavel ainda não definiu como será tratado o caso da morte dos três homens soterrados enquanto trabalhavam em um canteiro de obras de um prédio na Rua Belo Horizonte, no Centro de Cascavel, no dia 21 do mês passado.

O caso teve o inquérito instaurado como “morte a apurar” pela Polícia Civil. Isso porque a polícia investiga se foi um acidente de trabalho ou se trata como homicídio, caso confirme negligência. “Vamos ouvir outras pessoas envolvidas, trabalhadores, inclusive. Estamos aguardando laudos técnicos tanto do Ministério do Trabalho quanto do Instituto de Criminalística, que não têm prazo para serem concluídos. Provavelmente, depois de recebido o laudo, vamos ouvir novamente o perito, o Crea [Conselho Regional de Engenharia do Paraná] e outros órgãos. Precisamos colher todos os elementos e, depois, concluir se foi acidente de trabalho, ou um homicídio por dolo eventual, pelo fato de haver irregularidades no local da obra, ou até mesmo um homicídio culposo”, relata o delegado da 15ª SDP (Subdivisão Policial) de Cascavel, Roberson Salgado, que acompanha o caso.

Ontem, o Sintrivel (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil em Cascavel), por meio do presidente e de um diretor sindical, prestou esclarecimentos. O presidente do sindicato, Roberto Leal Americano, falou por mais de uma hora. “Visitamos a obra em questão em julho de 2017. Na época, com poucos trabalhadores e a estrutura sendo montada para começar a construção do prédio. Estávamos com visita marcada para este mês, novamente, porque obras de grande porte costumamos visitar mais de uma vez. O Sindicato esteve presente, no dia do acidente e a equipe que foi lá constatou que o deslizamento de terra poderia ter sido evitado. O que foi confirmado pelo embargo do Ministério do Trabalho”, afirma Americano. Quando o acidente ocorreu, aproximadamente 20 funcionários trabalhavam no local.

Embargo

A obra está embargada desde a semana em que o acidente ocorreu e o canteiro de obras fechado. De acordo com o Ministério do Trabalho, na época, foram encontradas irregularidades no canteiro de obras. O Crea se pronunciou, dizendo que construções com escavação de terra com mais de um metro e meio de altura devem ter contenção para evitar acidentes assim, o que não havia no local. Segundo o Crea, o agravante é de que a construção fica no Centro, com grande movimentação de carros, o que torna ainda mais perigosa a movimentação de terra.

O acidente

Quatro trabalhadores faziam uma escavação quando a terra caiu sobre eles. No local, está sendo construído um prédio. O Corpo de Bombeiros foi acionado e chegou a perfurar quase sete metros de profundidade. Um dos trabalhadores foi resgatado com vida, mas os outros três não sobreviveram.