Esportes

Sorteio definido

Com a proximidade do sorteio que determinará os grupos para a Copa do Mundo de 2018, marcado para as 13h (de Brasília) de sexta-feira, a Fifa anunciou, ontem, qual será a fórmula utilizada para a divisão das 32 seleções em oito grupos. A principal novidade é a impossibilidade de duas equipes da mesma confederação disputem o mesmo grupo (com exceção da Europa, que possui 14 representantes no torneio).

Os europeus possuem seis representantes como cabeças de chaves – eles ficarão no Pote 1, com Brasil e Argentina. As outras oito equipes europeias serão espalhadas pelos potes restantes. Desta forma, seis grupos terão obrigatoriamente dois representantes da Europa e outros dois grupos terão apenas uma seleção europeia. Da mesma forma, Brasil e Argentina já sabem que terão pela frente pelo menos uma equipe do velho continente pela frente na primeira fase, podendo ser do pote 2, 3 ou 4.

A Fifa confirmou ainda que as seleções serão separadas em quatro potes (determinados pelo ranking da Fifa de outubro). O sorteio será realizado na ordem destes potes. Existirão ainda mais oito potes para a determinação da posição da seleção dentro do grupo, o que determina a ordem dos confrontos.

O SORTEIO

Pote 1:

Rússia, Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia, França

Pote 2:

Espanha, Peru, Suíça, Inglaterra, Colômbia, México, Uruguai, Croácia

Pote 3:

Dinamarca, Islândia, Costa Rica, Suécia, Tunísia, Egito, Senegal, Irã

Pote 4:

Sérvia, Nigéria, Austrália, Japão, Marrocos, Panamá, Coreia do Sul, Arábia Saudita