Cotidiano

Soros: queda da libra após Brexit seria pior do que na ?Black Wednesday?

2016 917833919-201606201517448807_RTS.jpg_20160620.jpgLONDRES – O megainvestidor George Soros ? que ganhou fama ao apostar contra a libra em 1992 ? disse que um possível Brexit pode desencadear uma desvalorização da libra maior do que a queda registrada na Black Wednesday em 1992, quando o governo chegou a suspender a negociação da moeda.

Na avaliação de Soros publicada no jornal ?The Guardian?, caso o Reino Unido vote, na quinta feira, para deixar a União Europeia, a libra cairia pelo menos 15%, e poderia chegar a despencar mais de 20%, para algo abaixo de US$ 1,15. O nível hoje está em torno de US$ 1,46.

?O valor da libra cairia vertiginosamente. Isso também teria um impacto imediato e dramático nos mercados financeiros, investimentos, preços e empregos?, escreveu Soros no artigo publicado do ?Guardian?.

Soros, a 23ª pessoa mais rica do mundo, segundo a revista ?Forbes?, disse que o Banco da Inglaterra não reduziria os juros após uma saída do Reino Unido e que restariam poucas ferramentas de política monetária para aliviar uma recessão ou uma queda nos preços de imóveis no Reino Unido.

?PENSAMENTO ILUSÓRIO?

Ele também afirmou que a desvalorização após o Brexit dificilmente vai melhorar a manufatura, já que as condições de negócios ficariam muito incertas para que as empresas assumam novos investimentos ou contratem trabalhadores.

?Eleitores britânicos estão subestimando os verdadeiros custos do Brexit?, ressaltou Soros. “Muitos acreditam que um voto para sair da UE não vai ter efeito em suas posições de finanças pessoais. Isso é pensamento ilusório?.

Segundo Soros, especuladores ficariam ávidos para explorar a saída do Reino Unido atrás de lucros. ?O Brexit deixaria algumas pessoas muito ricas ? mas a maioria dos eleitores, consideravelmente mais pobres?, acrescentou.

Membros da campanha pela saída do Reino Unido dizem que alguns banqueiros, grandes empresas e políticos estão tentando assustar os eleitores britânicos com alertas exagerados sobre o impacto financeiros e econômico de um Brexit.

O Secretário de Justiça Michael Gove, um dos líderes da campanha em prol do Brexit, rejeitou o alerta de Soros, dizendo, em entrevista à BBC, que o bilionário defendeu a entrada do Reino Unido na zona do euro no passado.