Cotidiano

Sony foca em inteligência artificial e investe em start-up dos EUA

TÓQUIO – A Sony disse que planeja investir em inteligência artificial e eventualmente transformar essa área em uma grande fonte de receita, começando com um investimento em uma empresa iniciante americana.

A fabricante de produtos eletrônicos investiu uma quantia não declarada na start-up Cogitai, empresa sediada na Califórnia. A companhia de um ano de idade, fundada por três pesquisadores, foca em tecnologia que permite que máquinas aprendam continuamente e autonomamente a partir da interação com o mundo real.

A mudança acontece em um momento em que importantes empresas de tecnologia, como Facebook, Apple e Alphabet estão investindo agressivamente em inteligência artificial.

? Em uma perspectiva objetiva, estamos largando atrás ? disse o presidente-executivo da Sony, Hiroaki Kitano, em entrevista nos Laboratórios de Ciência da Computação da Sony. ? Mas ainda há áreas inexploradas, algumas no ciberespaço, mas amplamente mais no mundo físico”, disse Kitano. “E nós temos vários produtos no mundo físico. Nós fazemos hardware. Esta é nossa força.

A Sony foi uma pioneira na área com o cão robô Aibo, lançado em 1999, e com o robô humanóide QRIO, lançado em 2003. Mas o desenvolvimento da empresa na área parou durante uma década em que o conglomerado enfrentou dificuldade para voltar a ter lucro na divisão de eletrônicos de consumo diante da competição com rivais asiáticos. A Sony produziu os últimos Aibo e QRIO em 2006.

Após reestruturações em televisores, computadores e celulares, a Sony agora planeja lançar um produto ou serviço derivado de colaborações com a Cogitai já no próximo ano, disse Kitano.

? Estamos considerando várias opções, incluindo um robô ?, disse o executivo.