Cotidiano

Soninha defende substância da maconha para amenizar sofrimento de usuários de crack

SÃO PAULO – Anunciada nesta quinta-feira como secretária de Desenvolvimento Social da gestão do prefeito eleito de São Paulo João Doria, a vereadora Soninha Francine afirmou ser favorável ao uso do canabinóide, substância encontrada na maconha, como forma de atenuar o sofrimento de usuários de crack em reabilitação.

– O que eu defendo, em redução de danos, e aí é super-heterodoxo, não deveria ser mas ainda é, é você usar canabinóides como forma de reduzir os efeitos, o sofrimento da abstinência de uso de crack. Tem pesquisas científicas em universidades federais, mas tem muita resistência – apontou Soninha.

Ela diz que pretende levar essa discussão ao prefeito e ao secretário de Saúde, Wilson Polara. Segundo a futura secretária municipal, não se trata de ?fumar maconha para largar o crack?, mas um ?modo de atenuar o sofrimento da abstinência?. Ela comparou o princípio ativo da planta à morfina.

– Alguém é contra o uso da morfina no tratamento de câncer – questionou?

Ela também disse que o ?De Braços Abertos?, programa da gestão do atual Fernando Haddad (PT) que oferece um quarto de hotel, três refeições diárias e trabalho de varrição de vias para usuários de crack, tem elementos positivos, mas não é uma política bem-sucedida. O programa foi atacado por Doria durante a campanha eleitoral.

– Alguns aspectos que tem que continuar, mas existem algumas especificidades que eu sou a favor de serem revistas – declarou.

Além de Soninha, Doria anunciou nesta quinta-feira mais sete secretários da sua nova gestão: Fábio Santos (Comunicação); Heloisa Proença (Desenvolvimento Urbano); Caio Megale (Fazenda); Julio Serson (Relações Internacionais); Sergio Avelleda (Transporte e Mobilidade); Wilson Poit (Desestatização e Parcerias) e Daniel Annemberg (Tecnologia e Inovação).