Cotidiano

Sonda Juno faz novo sobrevoo por Júpiter neste domingo

RIO ? A sonda Juno, da Nasa, fará neste domingo o seu terceiro sobrevoo por Júpiter, onde chegou em julho deste ano. No momento de maior aproximação, previsto para as 15h04 (horário de Brasília), a nave passará a apenas 4,15 mil quilômetros acima das nuvens no topo da atmosfera do maior planeta do Sistema Solar, viajando a uma velocidade de mais de 200 mil km/h relativa a ele. Durante a passagem, sete dos oito instrumentos científicos da Juno estarão ligados e coletarão dados sobre o gigante gasoso.

– Esta é a primeira vez que planejamos operar a Juno a sua plena capacidade de investigar a estrutura interna de Júpiter via seu campo gravitacional ? destaca Scott Bolton, cientista chefe da missão junto ao Instituto de Pesquisas Southwest em San Antonio. – Estamos ansioso para ver o que a gravidade de Júpiter nos revela sobre o passado e o futuro deste gigante gasoso.

Os cientistas da Nasa, no entanto, decidiram adiar mais uma vez manobra para reduzir o período orbital da Juno, isto é, o tempo que ela leva para completar uma volta em torno do planeta. Atualmente a sonda está numa órbita alongada de quase 54 dias. Inicialmente, eles planejavam diminuir o tamanho da órbita para uma de aproximadamente 14 dias em 19 de outubro passado, mas problemas em um conjunto de válvulas que faz parte do sistema de pressurização do combustível da nave forçaram a suspensão da manobra. Os engenheiros querem continuar a avaliar o desempenho destas válvulas antes do que será o último acionamento do motor principal da Juno.

– Temos uma espaçonave saudável que está desempenhando admiravelmente sua missão ? destacou Rick Nybakken, gerente de projeto da Juno junto ao Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL), em Pasadena, Califórnia. – O que não queremos é correr riscos desnecessários, então estamos nos movendo com cautela.

Os gerentes da missão também decidiram não coletar dados com o instrumento mapeador Infravermelho da Aurora Joviana (Jiram, na sigla em inglês) durante esta passagem. Isso permitirá à equipe terminar uma atualização do programa que processa os dados científicos do Jiram na nave. Eles esperam que a atualização seja realizada antes do quarto sobrevoo de Júpiter pela Juno, previsto para 2 de fevereiro do ano que vem.