Cotidiano

Sonda europeia segue perdida em Marte

Astrônomos da Agência Espacial Europeia (ESA) ainda tentam descobrir o paradeiro do módulo Schiaparelli, que tocou o solo de Marte nesta quarta-feira, mas até o momento não emitiu nenhum sinal. Apesar da frustração, os cientistas europeus minimizaram a provável perda da sonda. Segundo eles, as cerca de 400 mil páginas de dados já enviados poderão fornecer informações necessárias para a missão futura de enviar um veículo-robô para explorar o planeta vermelho em 2020.

? O teste experimental produziu uma enorme quantidade de dados e claramente ainda vamos ter que analisá-los nos dias e semanas que virão, mas isso nos traz muita confiança para o futuro? afirmou o David Parker, diretor de voos espaciais tripulados e exploração robótica da ESA.

Depois de uma viagem de sete meses, a sonda Trace Gas Orbiter (TGO) e o módulo de pouso Schiaparelli se separaram no domingo passado. O módulo, com massa de 577 kg na Terra, seguiu em direção à Marte, enquanto a TGO foi colocada na órbita do planeta. Ambos constituem a missão ExoMars, dividida em duas fases (2016 e 2020), que pretende buscar indícios de vida em Marte.

Análise de dados revelou que o módulo se ejetou do paraquedas antes do esperado, já os retrofoguetes, que deveriam entrar em ação nos últimos segundos da manobra para reduzir a velocidade do módulo, pararam de funcionar antes do previsto. Segundo cientistas, a transmissão de informações terminou cerca de 50 segundos antes do pouso planejado no planeta.

? A função principal de Schiaparelli era pôr à prova a tecnologia de aterrizagem europeia. Registrar os dados durante a descida era parte disso, e é importante que possamos saber o que aconteceu e assim nos prepararmos para o futuro? afirmou o diretor geral da ESA, Jan Woerner.

Para tentar identificar se o módulo Schiaparelli pousou com segurança ou foi destruído durante a aterrissagem, a ESA contará com a ajuda da sonda americana MRO, que tentará fotografá-lo.

? Vamos enviar um comando de reinicialização do seu transmissor de rádio durante uma próxima passagem da sonda americana MRO (que tentará se comunicar com ele)? afirmou Thierry Blancquaert, responsável pelo módulo de pouso.

Essa é a primeira tentativa europeia de tentar pousar em Marte após o fracasso do módulo Beagle 2, em 2003, que chegou a tocar o solo marciano mas nunca estabeleceu comunicação com a base. Já os americanos, conseguiram o feito pela primeira vez em 1976 quando as sondas Viking 1 e Viking 2 conseguiram aterrizar seus módulos com sucesso no planeta vermelho.