Cotidiano

Somente 39% do público envolvendo crianças foi vacinado contra a influenza em Foz do Iguaçu

Primeira fase da vacinação termina na segunda-feira (10)

Somente 39% do público envolvendo crianças foi vacinado contra a influenza em Foz do Iguaçu

A partir de terça-feira (11), idosos a partir de 60 anos e professores começam a ser imunizados

Termina na próxima segunda-feira (10) a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Nesta fase, estão sendo imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres em período pós parto de até 45 dias) e trabalhadores da saúde.

A vacinação está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Foz do Iguaçu. Não há necessidade do agendamento on-line, mas quem preferir também pode marcar o dia e horário através do site da Prefeitura de Foz (http://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/). Na terça-feira (11) inicia a segunda etapa da campanha, que compreende os idosos com mais de 60 anos e professores da rede pública e privada.

Até agora, somente 39% do público envolvendo crianças foi vacinado, o que corresponde a 8.654 doses aplicadas de um total de um total de 22.022 crianças. No grupo das gestantes a cobertura atual é de 37%; puérperas 46% e trabalhadores da saúde 29%.

“A baixa cobertura vacinal no grupo adulto pode estar relacionada à vacinação contra a Covid-19, já que é necessário esperar 15 dias entre uma aplicação e outra. Por isso, mesmo com o encerramento da primeira etapa, vamos continuar vacinando os grupos de gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e também crianças, enquanto existirem doses”, afirmou a secretária da saúde, Rosa Maria Jerônymo.

Para alertar os pais sobre a importância da imunização, a diretoria de Atenção Básica enviou materiais informativos sobre a vacinação para as unidades escolares. “Tivemos uma reunião com a Secretaria de Educação para que as diretoras de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) nos auxiliassem nessa divulgação com as famílias. Também fizemos a busca ativa de gestantes, mas como as duas campanhas (Covid e Influenza) estão atendendo este mesmo público, vamos aguardar um período e continuar vacinando, mesmo fora do período determinado”, reiterou a diretora de atenção básica, Jaqueline Tontini.

Na terceira etapa da vacinação contra a Influenza, de 9 de junho e 9 de julho, estão: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privadas de liberdade e adolescentes e jovens em medias socioeducativas.

Para receber a vacinação, é necessário levar a carteira de vacinação (se tiver) e documento com foto. Para trabalhadores da saúde da rede privada é necessário comprovar vínculo trabalhista. Trabalhadores da saúde de hospitais de Foz serão vacinados no local de trabalho.