Cotidiano

“Solução”, ônibus expressos rodam vazios

texto do resumo

A terça-feira foi um pouco menos tumultuada do que na segunda-feira no assunto transporte público. As queixas continuaram, os atrasos reduziram, mas a lotação continuou. A “solução” encontrada na segunda e que entrou em vigor ontem, os Expresso Nordeste/Oeste, rodaram praticamente vazios. Mesmo em horário de pico, os ônibus aguardavam até dez minutos na plataforma por algum passageiro.

O inspetor de transporte José Nilvo Pereira disse que os passageiros queriam uma linha rápida, mas que tivesse pelo menos uma parada no Centro. “O pessoal vai trabalhar no Centro, a maioria deles que chegava para conversar conosco solicitava a parada em algum ponto no Centro. E como não tem parada, os carros da linha saíam daqui vazios”, explicou.

É que a nova linha criada às pressas na tarde de segunda vai de um terminal ao outro pela BR-467, porque não tem como transitar na Avenida Brasil, nem nas Ruas Paraná e Rio Grande do Sul. Por conta disso, quem embarcava em um terminal só descia no outro.

“Tinha que ter mais linha Nordeste/Oeste via Centro, não esse expresso. A maior parte do pessoal da região norte vai para o Centro, ou se conecta com outra linha lá. O que tinha que ter é mais ônibus nas linhas via Centro. Só assim acho que ia melhorar”, aponta o passageiro Antonio Borges de Lima.

Outra passageira classificou a linha como inútil: “Do que adianta um expresso terminal-terminal se a maioria precisa descer no Centro? Tinha que ter de novo a Linha Direta, que parasse aqui, no terminal Nordeste, na Catedral e no terminal Oeste, pois são poucas pessoas que vão para o Oeste”, sugere Suzana Matias de Oliveira, que mora no Tarumã e trabalha no Centro.

Alguns passageiros disseram que os mais prejudicados com essas mudanças são as pessoas com necessidades especiais e os idosos: “O local para cadeirante ficou bem apertado, a porta muito longe, esse pessoal sofre…”, disse Antonio. “Esses, sem dúvida, estão passando mais dificuldade. As mudanças prejudicaram muito eles. Está muito tumultuado para embarcar, principalmente”, acrescenta Suzana.

Expressos continuam

Na tarde de ontem, uma nova reunião foi realizada com a equipe técnica da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) e da ValeSim. O presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro, falou que as linhas Expresso Nordeste/Oeste via BR-467 e Expresso Leste/Oeste vão continuar por pelo menos uma semana nos horários de pico. Ele também disse que amanhã a gerência de transportes vai ao Terminal Sul.

“Identificamos que falta informação ao usuário de que ele tem outras formas de chegar ao Terminal Sul sem passar pelas avenidas. Todo o mundo querendo passar pelo corredor acaba sobrecarregando o sistema. Por esse motivo, as técnicas vão verificar o que está acontecendo e providenciar os ajustes necessários”, explica.

Segundo Alsir, não são todos que vão para o Terminal Sul que precisam ir até a Estação Central, somente quem tem como destino a Avenida Carlos Gomes ou quem vem do Terminal Nordeste que precisa passar pelo corredor. Os terminais Oeste, Leste e Sudoeste possuem ligação com o Sul por meio dos bairros. “Pegando as linhas Neva, Marechal Rondon, Guarujá e Maria Luiza, por exemplo, os usuários desses quatro terminais estão conectados. Precisamos reforçar a orientação de uso desses trajetos”.

A terça-feira foi avaliada de forma positiva e, ao contrário da linha Expresso Nordeste/Oeste, que rodou vazia, a linha Expresso Leste/Oeste conseguiu desafogar um pouco os terminais. Cinco ônibus foram colocados para fazer esse trajeto.