Cotidiano

Soltura de peixes ajuda a preservar reservatório

A soltura ocorreu no 6º Torneio Internacional de Pesca ao Tucunaré, promovido pela Associação Náutica de Pesca Esportiva de Missal

Missal – Equipes da Divisão de Reservatório das margens brasileira e paraguaia de Itaipu soltaram 600 peixes juvenis das espécies pacu e piracanjuba no reservatório de Itaipu na prainha de Vila Natal, em Missal. A soltura ocorreu no 6º Torneio Internacional de Pesca ao Tucunaré, promovido pela Associação Náutica de Pesca Esportiva de Missal.

A soltura ajuda a promover as práticas conservacionistas do setor de ictiofauna de Itaipu. Os peixes são criados na estação de piscicultura da margem paraguaia, que teve o apoio dos colegas do lado brasileiro para chegar ao reservatório. “Cada vez mais queremos promover estas ações conjuntas entre as duas margens”, disse Sandro Alves Heil, da área de ambiental de Itaipu, que trabalhou com os colegas paraguaios Julio Cesar Flores Barreto e Arnando Andres Irala Britos.

Além de ajudar no repovoamento do reservatório, o trabalho tem uma função de educação ambiental. Todo semestre outra ação é feita nas 10 colônias de pescadores associadas a Itaipu: o circuito de limpeza, quando é feito um mutirão para retirar o lixo da reservatório, além de soltar mais peixes criados na Itaipu. “Os pescadores são os principais agentes ambientais do lago. São eles que trabalham todo dia no reservatório e fazem esta limpeza diária”, afirmou Vilmar Bolson, também de Itaipu.