Cotidiano

Solidariedade na geladeira 

A população de Cascavel tem contribuído para que a geladeira solidária, inaugurada há uma semana, siga com a principal finalidade. Desde os primeiros dias de funcionamento, ela se manteve abastecida por gestos de solidariedade.

Se engana quem pensa que somente alimentos que não estão entre a preferência do público são armazenados no espaço. Pelas redes sociais, várias fotos já foram compartilhadas com uma variedade de produtos de dar água na boca. Na tarde de ontem, havia marmitas para quem ainda não tinha feito o almoço, além de pães, banana e salgados.

“Ficamos felizes com o resultado e percebemos que há uma boa rotatividade, tanto de alimentos que são doados, como de pessoas que são beneficiadas”, comenta um dos idealizadores, Salazar Barreiros Junior.

Responsabilidade

Para que o projeto seja mantido com responsabilidade alguns avisos são expostos ao lado da geladeira solidária. Alimentos vencidos, bebidas alcoólicas, carnes cruas, ovos e embalagens abertas não são permitidos. No caso de produtos industrializados, é obrigatório que estejam embalados e com data de validade.

Mantenedora

A mantenedora é a loja maçônica Cavalheiros de York, que se inspirou em países como a Bélgica para essa iniciativa, mas todo mundo pode colaborar.

“O nosso objetivo é combater o desperdício e a fome. Quem tem em alimentos em excesso em casa, ou mesmo antes de uma viagem para que não sejam desperdiçados, pode fazer a doação. Lembramos que não são restos de comida, mas aquilo que você serviria à sua família”, ressalta Junior.

A geladeira solidária está instalada na Vicente Machado ao lado da pizzaria Quinta da Oliva.