Cotidiano

Solidariedade em primeiro lugar

Solidariedade em primeiro lugar

Tereza dos Santos Fioravanço

Nascimento: 23/03/1941

Falecimento: 22/10/2019

Tereza dos Santos Fioravanço é natural de Marau (RG) e lá passou quase 50 anos de sua vida. Sua única filha, Loira Fioravanço de Lima, é professora e deixou a cidade natal para trabalhar. Com o marido, Jandir José Fioravanço, Teresa não titubeou e seguiu com a filha.

Antes de chegar a Cascavel, a família passou por Mariópolis, também no Paraná. Então, em 1991, eles estabeleceram morada aqui.

Camila Fioravanço de Lima conta que a avó demorou a se acostumar com a cidade de Cascavel: “Ela era acostumada com lugares pequenos, como é o caso de Marau e Mariópolis. Então, quando nós chegamos a Cascavel, foi um pouco difícil, porque já era uma cidade maior”.

Tereza logo se envolveu com a comunidade. Foi por meio da Igreja Rainha dos Apóstolos, no Loteamento Nova Cidade, que ela conheceu a Pastoral da Criança e onde trabalhou por muitos anos como líder comunitária.

“Ela tinha esse desejo de querer trabalhar em prol do próximo, ser solidária. Ela sempre buscava estar envolvida com a comunidade”, conta Camila.

Há 12 anos, então com 66 anos, Tereza sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e precisou ficar acamada, por conta disso, seu trabalho como voluntária se encerrou.

Ensinamentos

Para Camila Fioravanço de Lima, o que fica de ensinamento da avó Teresa é a devoção pela igreja. “Ela sempre levou a família para a igreja, nos ensinou a rezar, nos motivava a participar da comunidade. Essa foi uma das grandes missões dela”.

A despedida

Já com 78 anos de idade, Tereza Fioravanço foi acometida por uma pneumonia e precisou de cuidados médicos. Ela ficou internada por quatro dias na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Veneza, mas ela não resistiu e faleceu na última terça-feira (22).