Cotidiano

Soldado israelense que matou agressor palestino pega 18 meses de prisão  

TEL AVIV ? Um soldado israelense que matou a tiros um agressor palestino no ano passado foi condenado a 18 meses de prisão nesta terça-feira. O sargento Elor Azaria foi considerado culpado por assassinato, crime que resulta em pena máxima de 20 anos de prisão Em março de 2016 ele foi filmado ao atirar contra Abdul Fatah al Sharif na cabeça em Hebron, localidade da Cisjordânia ocupada.

Na gravação, feita por um ativista palestino da ONG de defesa dos direitos humanos B’Tselem, aparece Abdul Fatah Al Sharif, de 21 anos, caído no chão, ao lado de outro homem depois de ? segundo o Exército ? ter ferido sem gravidade um soldado com uma faca minutos antes. videoisrael

O agressor já estava imobilizado no chão, após ter sofrido ferimentos, e não representava mais uma ameaça aos soldados israelenes. Uma corte militar considerou que Azaria era culpado pelos crimes no mês passado e procuradores pediram uma pena de 3 a 5 anos.

O veredicto dividiu profundamente Israel e provocou uma campanha sem precedentes em apoio ao soldado Elor Azaria e contra o Exército, a instituição mais admirada do país.