Policial

Socorro incansável

Cerca de 20 minutos. Foi esse o tempo que durou o socorro de um motociclista na noite de quarta-feira, na Avenida Tancredo Neves, em Cascavel. Socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionados para atender o homem, já que havia muitas ocorrências ao mesmo tempo ao Siate, e o incidente foi registrado perto da base do Consamu em Cascavel.

Por todo o tempo, os socorristas se revezavam em uma incansável massagem cardíaca, tentando salvar o homem, que não resistiu.

Segundo o Samu, provavelmente a vítima teve um infarto agudo do miocárdio fulminante.

De acordo com o diretor-técnico do Consamu, Rodrigo Nicácio, o tempo de tentativa de reanimação varia de acordo com o caso. “Meu tempo máximo já foi de 100 minutos. O tempo depende de um conjunto de fatores, que avaliamos durante o atendimento. Às vezes, nem iniciamos as manobras. Por outras, insistimos até a exaustão. Isso porque analisamos o ritmo cardíaco, atividade elétrica do coração, para definir se há indicação de fornecer choques ou não. Quando não há essa atividade elétrica, o retorno dos batimentos é mais difícil”, explica.

Massagem cardíaca

Enquanto o paciente atendido pelo socorro apresentar a atividade elétrica no coração, a massagem cardíaca é mantida. “Fazemos compressões em uma frequência de 100 a 120 por minuto. Sem parar, só para trocar o massageador. Essa troca é feita a cada dois minutos, porque cansa muito”, comenta. Qualquer pessoa pode fazer uma massagem cardíaca. Se não souber como o procedimento funciona, basta ligar no Samu e seguir as orientações do socorrista, até que a ambulância chegue ao local.

O acidente

Ele estava em uma motocicleta e fazia a curva na Avenida Tancredo Neves. Em vez de completar a manobra, ele seguiu reto e quase atingiu um ciclista.

As imagens de câmeras de segurança de empresas próximas mostraram o momento em que a moto invade a calçada e o piloto da moto cai. Populares viram a cena e chamaram o socorro.