Política

Socorro à Upa Veneza

Para amenizar a superlotação da Upa (Unidade de Pronto-Atendimento) do Jardim Veneza, um plano de emergência será implantado pela Secretaria de Saúde de Cascavel. A atuação do Consamu (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná) será determinante para que a proposta funcione efetivamente. Ambulâncias com fraturados agora serão redimensionadas para à UPA Tancredo Neves – hoje usada exclusivamente para consultas e internações pediátricas.

Uma ala desocupada da UPA Tancredo Neves será destinada a leitos para vítimas de fraturas e outros ferimentos graves, no entanto, ela não funcionará no sistema “portas-abertas”: apenas pacientes adultos que chegarem em ambulâncias do Siate e Samu serão acolhidos – exceto em casos excepcionais em que a vida esteja em risco. A decisão foi tomada sexta-feira, a pedido do prefeito Leonaldo Paranhos (PSC), durante reunião com o médico regulador do Consamu, Rodrigo Nicácio, além de servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

Para que essa adaptação seja possível, a equipe médica de ortopedia passa para a UPA Tancredo Neves. Já alguns pediatras serão transferidos à UPA Veneza, possibilitando assim atendimento para adultos e crianças no Jardim Veneza – na zona leste da cidade. “Ainda estamos com a reforma em andamento na UPA Tancredo, mas faremos um esforço para suprir essa demanda e aliviar o fluxo na UPA Veneza. Os casos ortopédicos passam então a ser encaminhados à UPA Tancredo, mas apenas por meio das ambulâncias”, explica José Peixoto, diretor geral do Consamu.

Para que seja possível implantar essa medida emergencial no prazo estimado pela equipe – no máximo duas semanas – um estudo será feito para organizar as alterações. Hoje e amanhã serão realizadas reuniões entre Consamu e Secretaria de Saúde para definir como tudo será possível.

Caos leva a ação emergencial

Na semana passada o caos se instaurou na saúde pública, principalmente no serviço de emergência e urgência municipal: a Upa Veneza ficou superlotada, com macas lotadas e pacientes em espaços improvisados. Um bebê teve que ficar acomodado em um bebê conforto sobre uma cadeira de descanso, devido a falta de espaço apropriado. Em média, conforme relatórios divulgados diariamente pela Prefeitura, 60 pacientes ficam internados na Upa Veneza. Enquanto isso, a Upa Tancredo Neves tem ficado com fluxo bem inferior – a estrutura passa por uma reforma para a gestão compartilhada com o Consamu. Parte da ala já foi adequada, no entanto, ainda falta reformar as salas antigas – desde troca de piso, sistema elétrico e reformas das paredes.

Redução de demanda no Veneza

Sem os casos ortopédicos – traumas, fraturas e ferimentos por arma de fogo – , a expectativa é que a Upa Veneza esteja menos sobrecarregada. Essa redução de fluxo de ambulâncias vai gerar maior agilidade no atendimento. Em média, a expectativa é que por dia sejam reduzidos 30 atendimentos de urgência e emergência/adulto, que agora passam para a Upa Tancredo.

Alterações temporárias

Essa mudança não será definitiva: assim que estiver pronta a estrutura do antigo Hospital Jácomo Lunardelli, a Upa Brasília será transferida. Então, a equipe ortopédica da Upa Tancredo também irá para o mesmo espaço no Bairro São Cristóvão, possibilitando a conclusão da reforma na Upa Tancredo. No entanto, isso ainda não tem prazo para ocorrer.