Cotidiano

Socorristas buscam freiras em convento após tremores na Itália

201608241623053140_AFP.jpg AMATRICE, Itália ? Mais de 15 horas após o terremoto que devastou a região central da Itália, equipes de resgate ainda trabalham intensamente na esperança de encontrar as pessoas desaparecidas sob escombros. Em Amatrice, cidade atingida pelos tremores da madrugada, socorristas buscam as freiras de um convento destruído. O premier italiano, Matteo Renzi, já confirmou que há pelo menos 120 vítimas fatais, além de muitos outros feridos e desaparecidos.

Segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o epicentro do tremor foi localizado perto da cidade Nurcia, na região de Umbria, às 3h36m (horário local). Uma réplica de 5,5 graus atingiu a região uma hora depois do terremoto inicial. Desde o primeiro tremor, houve cerca de 200 réplicas no país.

Além de Umbria, o sismo causou danos nas áreas de Lazio e Marche, e foi sentido até na distante Nápoles, cidade portuária no Sul italiano. As cidades mais afetadas são Amatrice, Accumoli e Pescara del Tronto.

Os moradores de Roma, a cerca de 170 quilômetros de Nursia, foram acordados pelo abalo, com prédios tremendo por cerca de 20 segundos.

O Exército foi mobilizado para ajudar com equipamentos pesados especiais, e o Tesouro italiano liberou ?? 235 milhões de fundos emergenciais. No Vaticano, o Papa Francisco cancelou parte de sua audiência geral para rezar pelas vítimas.

Após mais de 15 horas seguidas de buscas nas cidades mais afetadas, equipes de emergência lutam para encontrar os desaparecidos. Luzes especiais foram instaladas em Amatrice para facilitar as buscas nos escombros durante a noite.

Fotos aéreas mostraram áreas inteiras de Amatrice, que no ano passado foi eleita uma das cidades históricas mais belas da Itália, arrasada pelo tremor. O prefeito Sergio Pirozzi disse à rede SkyTG24 que o centro do povoado foi destruído e que há pessoas sob os escombros.

Com apenas 2.600 habitantes, Amatrice é um povoado de montanha muito popular entre os romanos que desejam escapar do calor nos finais de semana de agosto. As estradas de acesso à cidade estão bloqueadas.

O último grande tremor que atingiu a cidade de Áquila, em 2009, deixou mais de 300 mortos.

Forte terremoto mata dezenas de pessoas na Itália