Cotidiano

Sociedade pede duplicação e reavaliação de trecho da 277

Céu Azul – A Associação Comercial e Industrial de Céu Azul, o Rotary Clube local, igrejas e a sociedade civil organizada organizam um protesto pacífico para este sábado (23), das 10h às 11h, na altura do KM 634 da BR-277, perto da localidade de Bela Vista, em Céu Azul.

Esse trecho foi protagonista de dois acidentes gravíssimos que deixaram oito mortes em menos de uma semana. E palco de inúmeros outros ao longo da sua história.

Segundo o presidente da Associação Comercial, Paulinho Sima, já foram pelo menos 20 vidas perdidas em pouco mais de um ano no mesmo ponto, na curva que ele chama de Curva da Morte. “Além da duplicação que reivindicamos há anos, queremos a presença do engenheiro da concessionária que administra a rodovia para que faça um novo estudo do local. Não é possível que num ponto onde aparentemente não exista nada de errado morram tantas pessoas. Sabemos que existem imprudentes, mas muitas pessoas inocentes estão perdendo a vida ali”, critica.

Paulinho lembra que um manifesto já vem sendo realizado, via redes sociais, há alguns meses com mais de 700 compartilhamentos. “A gente pede medidas para essa rodovia não é de hoje. Há uns três anos tentamos fazer um protesto na BR-277, mas fui intimado e eu responderia legalmente se o protesto acontecesse. Mesmo assim, protestamos na cidade, bem perto da BR (…) Agora estamos procurando as instituições responsáveis para nos auxiliarem na manifestação deste sábado. Não podemos ficar calados com tantas vidas se perdendo de forma tão trágica”.

Na noite de ontem um grupo se reuniu no local onde aconteceram os acidentes para rezar pelas vidas perdidas. Velas foram acesas para lembrar as tragédias que marcam aquele ponto da BR-277.

Os acidentes

No domingo do dia 10 dois carros bateram e três pessoas morreram na hora. Seis dias depois, no sábado, outra colisão matou cinco pessoas, a maioria estudantes da Unila de Foz do Iguaçu. O veículo em que elas estavam bateu de frente em uma Amarok de Umuarama. Mais quatro pessoas ficaram feridas, duas em estado grave.