Cotidiano

Socialistas votarão se apoiam Rajoy ou se pedem terceiras eleições

201609261118358811_RTS.jpg

MADRI ? O líder do Partido Socialista (PSOE), Pedro Sánchez, anunciou nesta segunda-feira a convocação de votações internas para que a legenda chegue a um consenso sobre sua liderança do Parlamento espanhol. No dia 23 de outubro, os 85 representantes socialistas decidirão se apoiam o governo do conservador Mariano Rajoy, que perdeu no início do mês a segunda moção de confiança, ou se forçam a terceira eleição nacional do país dentro do período de um ano. Apesar do forte posicionamento oposicionista de Sánchez, alguns socialistas podem desistir de lutar contra o político do Partido Popular (PP).

A votação interna precisa ser aprovada pelo comitê federal do partido, em uma reunião marcada para 1º de outubro. Na mídia espanhola, há a suspeita de que membros da legenda usem a ocasião para tentar tirar Sánchez da liderança. Caso os socialistas aprovem as primárias dentro da legenda, elas acontecerão uma semana antes do prazo para que se forme um governo espanhol, dia 31 de outubro.

APOIO FUNDAMENTAL

Sem o apoio do PSOE, o segundo partido mais forte do Parlamento espanhol (o PP tem 137 cadeiras), Rajoy não consegue formar um Gabinete, e a Espanha iria novamente às urnas em 25 de dezembro para eleger um novo presidente do Governo. No entanto, o desgaste causado pela instabilidade política no país têm pesado para que alguns socialistas mudem de opinião. A derrota da legenda nas eleições na Galícia e no País Basco, no último domingo, também pressiona o PSOE a ceder.

? Deve-se ver o que é mais razoável ou se alguma alternativa é possível. No momento, o que vejo é bastante complicado ? considerou Ximo Puig, prefeito de Valença.

Em entrevista coletiva, Sánchez reafirmou seu posicionamento contrário a Rajoy, o qual tem bloqueado desde o início do governo interino do PP, em dezembro do ano passado. No entanto, reconheceu que há um ?debate legítimo? em seu partido, e que quer tentar formar um governo alternativo, fazendo concessões ao partido de esquerda Podemos e ao centrista Cidadãos.

? Jamais um ?não? como o ?não? do Partido Socialista ao senhor Rajoy esteve mais justificado ? declarou Sánchez, ponderando: ? Temos que debater e votar para que o PSOE tenha uma única voz.