Cotidiano

Sobreviventes de câncer de mama descobrem cicatrizes em desfile de caridade de NY

NOVA YORK ? Sobreviventes de câncer de mama, com punhos levantados e cicatrizes cirúrgicas descobertas, desfilaram de lingerie em um programa de caridade durante a Semana da Moda de Nova York. O objetivo era arrecadar fundos para apoiar pacientes com a doença, que tira 40 mil vidas nos Estados Unidos a cada ano.

Atriz premiada pelo Oscar em 1996, Mira Sorvino apresentou o programa AnaOno Intimates, que traziaa a público desenhos para pacientes com câncer que tinham mastectomias ou cirurgias reconstrutivas.

Mais de uma dúzia de modelos confiantemente pisaram uma das pistas mais badaladas da moda mundial de decote, roupa de baixo de renda e saltos de plataforma, para aplausos da plateia no show embalado em Manhattan. Quase metade dos modelos do programa têm câncer de mama metastático, ou avançado, que se espalhou para além dos seios, de acordo com a designer e fundadora da marca Dana Donofree.

“Eu me senti muito poderosa porque estou cansada de sentir vergonha de ter câncer e não ter seios como uma mulher”, bradou depois da apresentação a professora Chiaro D’Agostino, de 45 anos, diagnosticada com a doença no ano passado. “Se eu tenho mamilos ou seios ou não, eu sou uma mulher”.

A própria Dana Donofree perdeu ambos os seios, aos 27 anos, no tratamento do câncer de mama. Ela lançou o rótulo após a cirurgia reconstrutiva, quando percebeu que a lingerie tradicional não se encaixava ao seu corpo.

“É um momento muito importante para eles chegar lá e experimentar algo assim porque o câncer de mama assumiu seus corpos”, explicou após seu primeiro show na passarela novaioquina. “Precisamos expor isso a esse nível e deixar as pessoas saberem que é uma doença e as mulheres morrem por causa disso”.