Cotidiano

Sobrevivente da guerra na Síria busca paz em Cascavel 

Hamdan Aldeyer, de 23 anos, é um dos sobreviventes da guerra civil na Síria, que em sete anos já matou mais de meio milhão de pessoas, conforme o Observatório Sírio de Direitos Humanos, e representa, neste Dia do Imigrante, milhares de pessoas que almejam melhorar de vida.

Depois de ter perdido alguns familiares, o sírio veio a Cascavel em busca de paz e de um objetivo pessoal, e foi aqui que encontrou uma chance de recomeçar. Só com a passagem de ida em mãos, Aldeyer teve de deixar os pais na cidade de Deir Azor para poder chegar ao Brasil. Em 2015, desembarcou em solo brasileiro e veio diretamente para cá a fim de terminar o ensino médio, interrompido pelos ataques do governo de Bashar al-Assad ou de forças aliadas.

“Na Síria não consegui terminar meu estudos. Quando cheguei aqui este era um de meus objetivos, e assim que concluí-lo vou prestar vestibular para Medicina”, diz.

Em meio aos estudos, o sírio trabalha na preparação de pratos árabes para eventos. “Logo quando cheguei aqui fui contratado para trabalhar em um restaurante. Hoje, faço mais para amigos, festas e eventos”, conta.

Casamento

Os planos de Aldeyer tiveram um novo capítulo. Para ele, um presente. Na semana passada, casou-se com uma cascavelense, após dois meses de namoro. Ela, cristã, agora se adapta à religião muçulmana. Para o casal, porém, este foi apenas um detalhe. A maior dificuldade no início do namoro foi o idioma. “Ela é brasileira e tivemos alguns problemas no português. Hoje já está tudo certo”, comenta.

Olhando para frente

Apesar dos dias de sofrimento e das perdas irreparáveis enquanto estava na Síria, Aldeyer diz estar muito feliz com a vida que tem hoje. Para ele, o passado sombrio é apenas uma lembrança, que tenta evitar. “Se a gente não anda na vida para chegar [a um objetivo] final, nada acontece. A nossa vida é como uma fábrica, só se faz algo quando se tem trabalho. O sofrimento faz parte da nossa vida e não se pode pensar nas coisas tristes que já passaram”, afirma.