Cotidiano

Sobre JBS em investigação da PF, Meirelles diz que vai se ?informar ?

BRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não quis comentar o despacho do juiz federal Vallisney Oliveira que decidiu que os irmãos Wesley e Joesley Batista, do grupo JBS, não poderão mais exercer funções executivas ou nos conselhos das empresas. A informação foi veiculada pelo colunista Lauro Jardim no fim desta manhã. Meirelles afirmou que precisava se informar mais sobre a situação:

? Estou chegando de viagem e vou me informar do que está acontecendo.

Os irmãos foram alvo de condução coercitiva no âmbito da operação Greenfield, que investiga fraudes em fundos de pensão. Meirelles, que já foi integrante do conselho consultivo da empresa antes de ocupar o cargo de ministro da Fazenda, foi questionado ao chegar de sua viagem à China, onde participou da cúpula do G20.

Ele comentou ainda sobre a participação do governo brasileiro no G20. Meirelles e o presidente Michel Temer viajaram à China no mesmo dia em que Dilma Rousseff foi afastada da Presidência da República. O ministro afirmou que expôs aos líderes de demais países e investidores as propostas que o governo tem encabeçado para a recuperação do equilíbrio fiscal e a retomada da economia. Segundo ele, houve muito interesse de estrangeiros na atual situação do país.

? Foi muito bem, todos muito interessados em entender exatamente a situação e o que está acontecendo na economia brasileira hoje. Em dito isso, há um interesse por investimento no Brasil porque mostra que todos confiam na recuperação do país e estão preparados para considerar seriamente hipóteses de investimento aqui. Existem países que pretendem avançar em negociações.