Cotidiano

Sobrado em Laranjeiras é transformado em uma casa contemporânea com paredes de vidro

59314256_el - Roberta Moura (1).jpgA eminente chegada de um bebê empurrou um casal de advogados da Barra para Laranjeiras, já que trabalham no Centro e queriam ficar mais perto de casa. O imóvel, de 240m² e construído em 1939, fica no alto de uma ladeira, com vista privilegiada: tem pedras, matas…

? Fizemos uma grande reforma começando por modificar o teto, que originalmente era de telhas aparentes e agora tem linhas retas. Os clientes queriam uma casa bem contemporânea, de fácil circulação e manutenção. Descompartimentamos os ambientes e mantivemos a volumetria original e a sua estrutura de dois pavimentos ? conta a arquiteta Roberta Moura, que desenvolveu o projeto com suas sócias Paula Faria e Luciana Mambrini.

No primeiro andar, fica uma sala de televisão que foi apelidada de ?sala dos meninos?, onde o dono da casa se reúne com amigos para assistir jogos de futebol. Aqui, há um bar e uma salinha com revestimento de tijolinhos maciços aplicados sem rejunte. Para dar mais privacidade aos moradores, fica neste andar também um quarto de hóspedes. O acesso à casa pode ser feito de duas maneiras: por este andar, que tem uma grande porta desenhada pelo escritório e executada em peroba-mica, ou pela rampa que leva ao segundo piso, onde ficam living, cozinha, quartos e área de lazer.

59314151_el - Roberta Moura.jpg? O dono da casa adora cozinhar e quis que a cozinha tivesse ligação com a sala através de um passa pratos. Quando é dia de festa, os convidados podem entrar direto para o segundo andar ? explicam elas. ? A decoração tem um estilo retrô e desenhamos ainda uma grande estante laqueada de branco.

Entrar pelo térreo dá oportunidade de subir a escada (que era em caracol), superleve e pintada com tinta epóxi azul, o que agrega mais personalidade ao décor.

Grandes janelões de vidro com esquadrias de alumínio cinza deixam entrar a luz e tornam os ambientes bem mais leves, quase transparentes ? um pedido do casal que queria que a paisagem se integrasse com o interior. O piso de toda a casa é de tacos de cumaru da Parquet Nobre paginadas como tabuleiro. Já a área externa, onde ficam a piscina e um apoio de cozinha, foi revestida de placas de Solarium. São 377m² de terreno com o paisagismo clean de Sonia Infante.