Cotidiano

Sobem para 97 os casos de dengue na região

A Secretaria atribui o resultado a campanhas e ações educativas, parcerias e trabalho intenso de remoção de criadouros do transmissor

São Miguel – Em uma semana surgiram cinco novos casos de dengue na região. O último boletim apontava 92 confirmações e agora, diz a Secretaria de Estado da Saúde, são 97. Apesar do aumento em diversas cidades, pela primeira vez em cinco anos o Paraná finaliza um mês de janeiro sem registrar epidemias da doença entre os 399 municípios. A Secretaria atribui o resultado a campanhas e ações educativas, parcerias e trabalho intenso de remoção de criadouros do transmissor.

Em relação à chikungunya, não houve aumento no Oeste em relação à última semana e cinco casos estão confirmados: dois autóctones e três importados. Além disso, há registro de 80 notificações suspeitas da doença. Na região também foram contabilizadas 115 notificações suspeitas do zika vírus. Em Foz do Iguaçu e São Miguel, as condições para a proliferação do Aedes aegypti se mantém como de alto risco e, por isso, ações de combate ao mosquito devem ser redobradas para evitar o aumento das três doenças.

Conforme informe técnico, estão confirmados 464 casos de dengue no Paraná de agosto até a terça-feira; 25 casos a mais do que na última semana. O boletim detalha o comportamento das outras duas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Agora, já são três casos de zika, dois deles importados e 14 de chikungunya no Estado, com nove importados.

2ª dose da vacina no Oeste

Boa Vista – Os preparativos para a segunda dose da vacina da dengue já foram iniciados. Na região Oeste são quatro cidades que deverão contar com a imunização: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel e Boa Vista da Aparecida. As vacinas começam a ser aplicadas no dia 3 de março entre o público que compreende a faixa etária de 15 a 27 anos. “Estudos comprovaram que a eficácia da vacina nessa faixa etária oferece uma proteção de rebanho. Se você tem essa idade e for imunizado estará protegendo as pessoas dos locais onde você mora”, explica a coordenadora do programa de imunização da 10ª Regional de Saúde, Janice Teresinha Parazeti. A meta é atingir 80% do público previsto pela vacinação. Em Boa Vista da Aparecida, a meta alcançada com a primeira dose foi de 81,17%.