Cotidiano

Sobe para 85 número de mortos no Espírito Santo após greve de policiais

VITÓRIA ? O número de mortos no Espírito Santo subiu para 85 na manhã desta quarta-feira, quinto dia da crise de Segurança Pública enfrentada pelo estado desde o início da greve de policiais no último sábado. A atualização das vítimas foi informada pelo Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo. Ontem, tropas federais começaram a tomar as vazias ruas da Região Metropolitana de Vitória.

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), voltou ao estado depois de realizar um procedimento cirúrgico em São Paulo, na sexta-feira. No entanto, seu vice, César Colnago, continua atuando como governador em exercício. Na manhã desta quarta, ele afirmou, em entrevista coletiva, que há 1.200 homens da Força Nacional e do Exército patrulhando a Região Metropolitana.

As autoridades do estado promoveram uma ofensiva ontem contra a paralisação. O secretário de Segurança, André Garcia, classificou como ?chantagem? e ?teatro? o movimento liderado por mulheres dos oficiais, que bloqueiam as entradas dos batalhões.

? O movimento que vem sendo realizado é irresponsável. Tem apostado no caos para tentar, colocando a sociedade de joelhos, pressionar o governo. São cenas revoltantes e ridículas. O movimento não quer conversar. Quem acha que rompemos o diálogo está enganado ? disse o secretário.

Segundo o presidente do Sindirodoviários do Espírito Santo, Edson Bastos, os ônibus não circularão na Grande Vitória, nesta quarta-feira. Em post publicado na noite desta terça-feira em seu Facebook, ele esclarece que após autorizar que parte da frota circulasse pela região, motoristas de ônibus ficaram expostos à violência que assusta o estado e, por isso, não vão tirar os carros da garagem. Segundo Edson, membros da categoria tiveram armas apontadas para cabeça e sofreram assaltos.