Cotidiano

Sobe para 260 o número de casos de dengue de janeiro até agora

Região do Bairro Santa Cruz tem a maior incidência com 34 registros

Cascavel – O último LirAa (Levantamento de Índice Rápido por Aedes aegypti) realizado recentemente apontou 0,2% de infestação, um resultado positivo já que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.

Apesar do bom saldo, voltou a subir os casos de dengue no Município. De janeiro até o momento, foram registrados 260 casos, sendo 181 autóctones e 79 importados.

Segundo a gerente ambiental e saúde no Controle de Endemias, Marileia Sandra Renostro, o aumento de cinco casos a mais em relação ao mês passado está relacionada à falta de limpeza.

“Infelizmente, ainda tem moradores que resistem a não fazer limpeza nos quintais, terrenos ou lotes. Tivemos vários dias de tempo estável, portanto não podemos culpar a chuva em relação ao aumento. É preciso mais colaboração da população para continuarmos nesta batalha contra o mosquito Aedes aegypti”, reforça.

Ainda de acordo com Renostro, as equipes de Endemias participarão de reuniões para realizações de ações nos locais com maiores índices.

“A região do Bairro Santa Cruz, Esmeralda e Paulo Godói teve o maior número de casos até o momento; já somam 34. Estamos organizando ações para intensificar os trabalhos nessas regiões”, acrescenta.

No último LiraA realizado no mês de julho foram visitados 3.899 imóveis em 95 bairros da cidade. O resultado foi diferente do 1º levantamento que apontou 4,2% de infestação e no 2º levantamento feito em maio passado com 3,4%, considerado de alto risco para a dengue.

Muitos ainda não têm conhecimento, mas o mosquito Aedes aegypti além da dengue também pode transmitir o vírus Chikungunya e Zica.

(Com informações de Eliane Alexandrino)