Cotidiano

Sobe para 254 o número de casos de dengue em Cascavel

Um ato público de conscientização será realizado no dia 8 de agosto

Cascavel – O Programa de Controle de Endemias já tem data marcada para mais uma edição do LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti). Ele será de 17 a 19 de agosto. O município vem registrando crescimento nos casos de dengue. Atualmente são 254 casos, 178 autóctones, 76 importados e 1.153 notificações suspeitas realizadas pela Vigilância Epidemiológica. Há duas semanas eram 250 registros.

Na tentativa de combater o crescimento desenfreado e conscientizar a população cascavelense, um ato público será realizado no dia 8 de agosto.

“Será a II Caminhada Contra a Dengue. Vamos sair da Praça do Migrante até a Catedral onde realizaremos ações para conscientizar a população em geral. Além da entrega de panfletos, estaremos com uma estrutura montada na Catedral para alertar a todos sobre as formas de prevenção”, conta a gerente de Vigilância Ambiental Mariléia Venostro.

Com os 27 novos agentes que assumiram nos últimos meses, agora são 147 profissionais que estão a campo no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“A preocupação maior são as condições do tempo que estão favoráveis à reprodução do mosquito. Como choveu muito nas últimas semanas e com sol forte e temperatura agradável, fica um clima propício. Durante dez dias no ciclo larval o mosquito volta a reproduzir”, reforça Venostro.

Por isso, ela reforça o convite para que todos vistoriem seus quintais, calhas e demais locais que possam acumular água parada.

“Se houver a colaboração de todos, vamos conseguir combater este mosquito. Voltamos a cobrar da população que ajude com a limpeza em suas casas, não podemos perder a batalha para um mosquito”, frisa Venostro.

(Com informações de Eliane Alexandrino)