Cotidiano

Sob críticas de Merkel, Turquia prende jornalista alemão crítico de Erdogan

Yuecel-Deniz-frei-transp.pngISTAMBUL – Autoridades turcas prenderam um jornalista turco-alemão que noticiou casos prejudiciais ao presidente Recep Tayyip Erdogan. Sob alegações de propaganda de organizações terroristas e incitação pública à violência, Deniz Yucel, do diário alemão “Die Welt”, é o primeiro jornalista alemão a ser preso após a onda de repressão do governo em reação à tentativa frustrada de um golpe de Estado, em julho passado.

Yucel chamou atenção internacional ao noticiar no último dia 14 sobre e-mails envolvendo o genro de Erdogan, Berat Albayrak, ministro da Energia ? a família de Erdogan teve ao longo dos últimos anos uma série de acusações de corrupção e enriquecimento pessoal. Após uma ordem de prisão, ele foi levado a um tribunal e questionado também sobre entrevistas e artigos envolvendo rebeldes curdos, considerados terroristas pelo governo.

A Alemanha tem uma relação delicada com a Turquia, já que a chanceler Angela Merkel lidera negociações da União Europeia com o governo local para controlar a chegada ilegal de imigrantes. Após manter silêncio sobre violações recentes aos direitos humanos pelo governo de Erdogan, ela cobrou o colega, chamando a prisão de Yucel de “frustrante e desproporcional”.

? O governo espera que o Judiciário turco leve em conta o alto valor da liberdade de imprensa para toda sociedade democrática. Esperamos que Deniz Yucel tenha logo sua liberdade entou a chanceler.

Desde a tentativa de golpe, mais de 100 mil pessoas foram suspensas ou demitidas de cargos públicos e privados por pressão ou ordens do governo, e outras dezenas de milhares acabaram presas.