Cotidiano

Sob administração da prefeitura, transporte coletivo de Foz entra em greve

Uma assembleia será realizada às 10h30 para definir se os ônibus voltarão a circular nos horários de pico

Sob administração da prefeitura, transporte coletivo de Foz entra em greve

Desde às 8h da manhã os ônibus estão parando no Terminal de Transporte Urbano (TTU). O motivo é a paralisação dos trabalhadores do Transporte Coletivo que estão cobrando direitos trabalhistas, anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Foz (Sitrofi). Uma assembleia será realizada às 10h30 para definir se os ônibus voltarão a circular nos horários de pico (meio dia e fim da tarde).

Segundo o presidente do Sindicato, Dilto Vitorassi, o prefeito Chico Brasileiro se reuniu com os trabalhadores no fim da tarde de ontem, segunda-feira (14), e acenou que poderá atender algumas das reinvindicações, porém irá analisar a arrecadação do transporte na manhã desta terça-feira, 15, antes de confirmar.

“Eu acho que o prefeito não foi bem informado sobre os números da arrecadação do transporte urbano. Na reunião ele acenou que ia realizar uma checagem dos números que apresentamos, até às 10h, e se confirmar que nós estávamos certo, confirmou que daria possibilidade de avançar um pouco mais do que foi proposto até o momento” salientou o presidente do Sindicato, Dilto Vitorassi.

De acordo com o presidente, os trabalhadores esperam o pagamento da cesta básica do mês de dezembro, pagamento do 13º salário, e contratação de cobradores. Os trabalhadores também cobram pagamentos de passivos trabalhistas.

“É possível que o prefeito também discuta alguma coisa, apesar de insistir que não pode, sobre o passivo trabalhista atrasado deixado pelas empresas. Mas ficou bem vago, a prefeitura vai fazer uma checagem e depois deve apresentar a proposta” disse Vitorassi.

A Prefeitura de Foz do Iguaçu informou ontem que desde o início da intervenção, no dia 2 de dezembro, colocou em circulação cinco novos ônibus, contratou sete motoristas e ampliou 15 horários de linhas.

Os trabalhadores reclamam de uma série de pagamentos em atraso, além das demissões ocorridas durante a pandemia do novo coronavírus.

Segundo a prefeitura, o acompanhamento das linhas, com relação à ocupação dos ônibus, vem sendo feito diariamente a fim de ajustar a quantidade de veículos conforme a demanda de cada região.

“Além de melhorar a qualidade do transporte para os usuários, o Município está garantindo o pagamento dos salários dos trabalhadores e já colocou em dia 100% do vale-alimentação deste mês para a empresa Cidade Verde e 70% para os trabalhadores da empresa Transbalan, com o compromisso de garantir os demais 30% até sexta-feira, 18 de dezembro”, acrescenta a prefeitura.

Segundo o Município, ontem foi enviado para a Câmara de Vereadores projeto de lei para aprovação de um crédito que irá custear o déficit do sistema no período da intervenção, incluindo o 13º salário dos trabalhadores. O prefeito Chico Brasileiro também assegurou que mais cinco ônibus serão colocados em circulação nos próximos dias.

A intervenção foi decretada por até 180 dias devido ao descumprimento do Consórcio Sorriso de suas obrigações tributárias, previdenciárias, trabalhistas, além da deficiência na qualidade da prestação do serviço.

Com informações da Rádio Cultura de Foz