Cotidiano

Sob aclamação e protestos, Trump chega à Casa Branca a pé

WASHINGTON – Após uma parada de posse com cerca de 90 minutos em meio a protestos e celebração, Donald Trump chegou, a pé, pela primeira vez à Casa Branca como presidente empossado dos EUA. Ele terá agora três bailes an noite de sexta-feira para celebrar sua chegada à Presidência. Trump noite

A maior parte do caminho foi de limusine. Mas Trump e sua família desceram do Cadillac blindado no final do trajeto entre o Capitólio e a Casa Branca, e chegaram a pé na residência oficial em meio a aplausos e ovações do público nas calçadas. Em uma primeira descida, o novo presidente caminhou calmamente rodeado de seguranças por menos de dois minutos, e acenava ao público amontoado nas calçadas para vê-lo passar.

Quando o vice-presidente Mike Pence passou, muitos manifestantes começaram a gritar “F*-se Mike Pence!”, mas foram contidos e detidos pela polícia. Longe dos pontos de segurança, manifestantes entraram em confrontos com agentes.

Após a posse, ao menos 95 pessoas foram detidas durante protestos. Ativistas mascarados destruíram janelas de lojas e carros e enfrentaram a tropa de choque da polícia. As forças de segurança responderam com spray de pimenta e granadas de efeito moral.

O porta-voz do Departamento de Polícia Metropolitana, tenente Sean Conboy, confirmou 95 prisões por vandalismo e destruição de propriedade. Imagens mostram manifestantes usando tijolos e caixas de correio em ações agressivas. Dois policiais foram feridos nos confrontos. Direto de Washington: correspondente relata violência em protestos

Mais cedo, cerca de 500 pessoas, algumas usando máscaras ou lenços para cobrir seus rostos, marcharam pela cidade, quebrando janelas de uma agência do Bank of America, de um restaurante do McDonald’s e de uma cafeteria Starbucks.

Houve também pequenos focos de incêndios em pilhas de lixo durante o protesto. A multidão, que carregava cartazes ? um deles com os dizeres ?Deixar os Racistas com Medo de Novo”, em comparação ao “Fazer os EUA grandes de novo” de Trump ? se dispersou após a polícia ter respondido com agressividade.

Manifestantes quebram vitrines em protesto anti-Trump – Washington

Um grupo chamado Disrupt J20 bloqueou diversos pontos nos arredores da cerimônia de posse do magnata. A organizadora do protesto, Alli McCracken, de 28 anos, moradora de Washington, disse que o grupo estava expressando sua indignação sobre os controversos comentários de Trump a respeito de mulheres, imigrantes ilegais e muçulmanos.

? Temos muitas pessoas de diversos lugares que são contra o imperialismo dos EUA e sentimos que Trump vai continuar esse legado ? disse.

64440014_Police officers pepper spray a group of protestors before the inauguration of President-ele.jpg

‘O PODER DE VOLTA AO POVO’

Em seu discurso de posse, Trump voltou a usar a ácida retórica contra o sistema político dos EUA. Ele reafirmou promessa da campanha de combater a imigração ilegal e o radicalismo islâmico.

? Nós, os cidadãos americanos, agora juntamos nossos esforços para reconstruir nosso país. Enfrentaremos desafios, confrontaremos dificuldades, mas o trabalho será feito ? afirmou o republicano. ? A cerimônia de hoje, no entanto, tem um significado muito especial porque, hoje, não estamos meramente transferindo o poder de uma gestão a outra ou de um partido a outro, mas estamos transferindo o poder de Washington D.C. e dando de volta a vocês, o povo.

E, após entoar “America First!” (“Os EUA primeiro!”, na tradução para o português) duas vezes, disse:

? Lutarei por vocês com cada suspiro do meu corpo e nunca decepcionarei vocês. Os Estados Unidos vencerá novamente, vencendo como nunca antes. Traremos de volta nossos empregos, nossas fronteiras, nossa riqueza. Festa e protestos: a posse de Trump em imagens

USA-TRUMP_INAUGURATION-GA83341EP.1.jpg