Cotidiano

Só pessoas vacinadas podem visitar os Mananciais da Serra

Devido a casos de febre amarela em animais na Serra do Mar, IAP permite visita ao local com vacinação obrigatória. A mesma recomendação vale para outras unidades de conservação, como o Pico do Paraná, Rio da Onça, Serra da Baitaca e Caminho do Itupava.

Só pessoas vacinadas podem visitar os Mananciais da Serra

A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) foi autorizada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) a manter, de maneira restrita, o programa de visitação aos Mananciais da Serra, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

A entrada ao local está sujeita à comprovação, pelo visitante, de que foi vacinado contra a febre amarela em um período mínimo anterior de 10 dias. É obrigatório apresentar documento que atesta o recebimento da vacina e documento de identidade.

A febre amarela é uma doença fatal, transmitida por mosquitos silvestres, que vivem ou podem viver na região do Pico do Marumbi, onde estão os Mananciais da Serra. A mesma recomendação vale para outras unidades de conservação, como o Pico do Paraná, Rio da Onça, Serra da Baitaca e Caminho do Itupava.

As visitas aos Mananciais haviam sido suspensas por tempo indeterminado pelo IAP em função de casos de febre amarela em animais que habitam a Serra do Mar paranaense, Litoral e Vale do Ribeira. Com a nova orientação, os Mananciais estarão abertos ao público neste fim de semana, dias 9 e 10 (sábado e domingo).

RECOMENDAÇÕES – Como a vacinação contra a febre amarela possui grau de eficácia de 95%, o IAP recomenda que, além da vacinação, o visitante use camisas com mangas compridas, calças compridas, calçados fechados de preferência com cano alto, proteção para cabeça (bonés ou chapéus) e uso contínuo de repelentes.

A Secretaria de Estado da Saúde pede que o visitante que avistar macacos doentes ou seus cadáveres avise as autoridades.