Cotidiano

Só o Oeste amplia vendas no varejo

Segundo levantamento da Fecomércio, em todo o Paraná apenas os supermercados obtiveram faturamento positivo no acumulado do ano

Cascavel – Dados da Pesquisa Conjuntural da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), divulgados ontem, aponta mais uma vez a região Oeste como a única a ampliar as vendas no primeiro trimestre deste ano, com elevação de 1,04%. O cenário regional contraria os resultados das demais regiões do Paraná, inclusive de Curitiba, que obteve o pior desempenho estadual, com redução de 13,05% comparado ao mesmo período do ano passado.

Na região, entre os 12 setores analisados pela pesquisa, o segmento que envolve papelarias e livrarias foi o que apresentou os melhores índices, com crescimento de 22,5% de janeiro a março, período em que coincide com a volta às aulas nas redes públicas e privadas de ensino. Em seguida, estão as vendas de calçados (+20%), combustíveis (+12,36%), materiais de construção (+11,23%), supermercados (+10,2%), óticas (+6,26%), vestuário e tecidos (+4,75%), autopeças (+2,02%) e móveis, decoração e utilidades domésticas (+0,99%). Por sua vez, a retração no Oeste ficou por conta do varejo nas lojas de departamentos (-22,29%), concessionárias de veículos (-21,4%) e farmácias (-4,69%).

Segundo levantamento da Fecomércio, em todo o Paraná apenas os supermercados obtiveram faturamento positivo no acumulado do ano, com alta de 4,12%, setor que cresceu também 8,64% na comparação com março do ano passado e de 9,82% em relação a fevereiro. Conforme a pesquisa, o comércio de ovos de chocolate e produtos consumidos durante a Páscoa, principalmente peixes, foram os responsáveis pelo aumento nas vendas. No entanto, o desempenho de todos os segmentos abordados pela Federação apontou queda de 8,68% nas vendas do varejo em todo o Estado.

Variação mensal

Na comparação com março de 2015, a região Oeste apresentou queda de 4,08% em relação às vendas no varejo, ocupando a quarta posição no ranking estadual, atrás de Curitiba e Região Metropolitana (-15,73%), Sudoeste (-12,62%) e Litoral (-9,53%). Apenas a região de Ponta Grossa mostrou crescimento neste comparativo, com aumento de 2,35%.

Ante fevereiro, as vendas do comércio durante todo o mês de março cresceram 9,31% no Paraná. No Oeste, o estímulo foi de 2,8%.