Cotidiano

Só 7,58% dos meninos foram vacinados contra o HPV

A meta é de 5.566 meninos com 12 anos a 13 anos, 11 meses e 29 dias

Cascavel – Incluída no calendário de vacinação no ano passado, mas com início da imunização neste mês, a vacinação contra o HPV em meninos está com baixa procura nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e USF (Unidades de Saúde da Família) em Cascavel.

De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde, Elizabeth Nagi, a meta é de 5.566 meninos com 12 anos a 13 anos, 11 meses e 29 dias. “Começamos a vacinação oficialmente no dia 9 de janeiro e até agora foram imunizados 422 meninos. Isso representa apenas 7,58% do total”.

Segundo ela, a baixa procura está atrelada ao não conhecimento de muitos pais da necessidade da vacina. “Foi tratado bastante do assunto quando ela [a vacina] foi incluída, no ano passado, mas agora quando realmente começou a vacinação, poucas pessoas sabem que as doses já estão disponíveis”.

Beth comentou que não se trata de uma campanha específica, mas da inclusão efetiva no calendário. “Não temos datas definidas, mas pelo que nos foi repassado, em março deve ocorrer um chamamento nacional para que todos os meninos sejam imunizados”.

A vacina terá duas doses para os meninos, tal qual ocorre com as meninas, sendo a primeira no chamado dia zero e a outra seis meses depois. “A diferença é para as pessoas transplantadas, pacientes oncológicos ou que convivem o HIV, para estes, serão três doses: uma no dia zero, uma dois meses depois e outra no sexto mês”, disse a enfermeira.

A vacina contra o HPV protege contra o câncer de pênis, garganta, ânus, verrugas genitais e ainda contribui para a diminuição do câncer de colo de útero e vulva nas meninas, uma vez que reduz a circulação do vírus.

Já para as meninas a vacinação também teve alteração. As que chegaram aos 14 anos sem ser imunizadas poderão receber a vacina e os homens que convivem com HIV, com idade de 9 a 26 anos, também serão imunizados. Antes somente as mulheres com o vírus e que estavam nesta faixa etária poderiam receber a vacina gratuitamente e ela ocorrerá em três doses.

Outra inclusão anunciada para este ano é a vacina contra meningite C para meninos e meninas de 12 e 13 anos. Até 2020 ela deverá estar disponível para crianças e adolescentes de 9 a 13 anos. Atualmente ela é oferecida para crianças aos 3, 5 e 12 meses.