Cotidiano

Só 14% conseguem trabalho

O decorrer do ano mostra a recuperação da economia de Cascavel com a oferta de novos empregos. Prova disso é o saldo de vagas abertas na cidade e o número de contratações no mercado de trabalho ser superior ao de demissões, pelo menos nos três primeiros meses de 2018, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

A intermediação da mão de obra, entretanto, não ocorre como o esperado pela Agência do Trabalhador de Cascavel. No período de janeiro a abril foram encaminhadas 11.268 pessoas a possíveis oportunidades de emprego, no entanto, somente 14% desse total, ou seja, 1.630 candidatos conseguiram ser efetivados no mercado profissional.

A maior dificuldade observada é com relação à falta de qualificação do público que está em busca de trabalho. Além disso, há exigências excessivas por parte das empresas com os funcionários que pretendem contratar. Nesse sentido, embora haja abertura de vagas diariamente, elas se limitam a grupos específicos.

“A maior dificuldade da contratação é com relação à escolaridade e a maioria do público que atendemos tem apenas Ensino Fundamental incompleto. As empresas também exigem, além do estudo, experiência”, afirma a supervisora da Agência do Trabalhador de Cascavel, Adriana Maria de Souza.

Ela comenta que a Agência tem feito esforços no sentido de ampliar o número de colocações no mercado de trabalho e que, no entanto, não há flexibilidade por parte das contratações. “Dessa forma, precisamos encaminhar os candidatos exatamente no perfil que é solicitado”.

Qualificação

Antes mesmo de o atendimento ser iniciado na Agência do Trabalhador, o público é orientado sobre os critérios que favorecem para a conquista de uma vaga. Além disso, uma parceria garante curso de qualificação profissional. “Neste momento não há previsão de cursos profissionalizantes diante da falta de interesse dos candidatos. Houve turmas em que o número de inscrições foi preenchido e na primeira aula menos dez pessoas compareciam”, ressalta Adriana de Souza.

Atendimentos

A Agência do Trabalhador de Cascavel atende em média 200 pessoas por dia que estão em busca de emprego. A maior movimentação ocorre de segunda a quarta-feira. Na quinta e na sexta-feira o fluxo é menor e não é raro encontrar a Agência vazia.

Em relação ao Seguro Desemprego, 100 agendamentos são feitos diariamente e há também uma média de 30 solicitações de carteira de trabalho.

Mês Inscritos Vagas Encaminhados Colocados
jan 788 755 3.580 789
fev 662 760 2.574 315
mar 512 640 2.553 287
abril 931 705 2.561 239