Cotidiano

Snoopy pode ganhar sotaque chinês

Snoopysopwith.jpg

NOVA YORK – A Iconix Brand Group pretende vender sua participação de 80% na Peanuts Worldwide LLC, que detém os direitos dos personagens Snoopy e Charlie Brown, de acordo com fontes. Os rumores fizeram as ações da Iconex subir mais de 5% na Bolsa de Nova York. Segundo essas fontes, empresas chinesas estariam interessadas em comprar a fatia da Iconix na Peanuts, dona ainda de personagens como Lucy, Peppermint Patty e Pigpen.

A turma do Snoopy foi criada por Charles Schulz e é licenciada para mais de 100 países, o que garante receita de US$ 30 milhões por ano. Procuradas, as empresas não se pronunciaram. Apesar de a Metlife não ter renovado o acordo para usar o Snoopy em suas campanhas ? o que já fazia por mais de 30 anos ?, a Peanuts vem selando uma série de parcerias, como a Nestlé, a Hallmark e Zara. Em 2015, os personagens foram para o cinema, arrecadando mais de US$ 246 milhões em bilheteria. Na TV americana, os personagens são exclusivos da ABC, da Disney.

O apetite por empresas chinesas não é em vão. O maior mercado da Peanuts, fora dos Estados Unidos, é o Japão, onde foi aberto um museu no ano passado. A Iconix comprou sua fatia na Peanuts em 2010 por US$ 175 milhões da empresa americana de mídia E.W. Scripps. Os 20% pertencem à família Charles Schulz.

A Iconix Brand Group é dona ainda da personagem Moranguinho, que fez sucesso entre os anos 80 e 90 e ficou famosa pelas bonecas para meninas. A empresa, disse essa fonte, também estaria vendendo a clássica personagem. No caso da Moranguinho, a Iconix comprou por US$ 105 milhões da Amerixan Greeting Corp.

O banco de investimentos Guggenheim Partners estaria participando do processo de venda das marcas.